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O ensino da história das ideias pedagógicas no Brasil na disciplina História da Educação
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Palavras-chave

História das ideias pedagógicas
Pedagogia Histórico-Crítica
Educação histórica

Como Citar

BORDIGNON, Talita; LOMBARDI, José Claudinei. O ensino da história das ideias pedagógicas no Brasil na disciplina História da Educação: a importância da pedagogia histórico-crítica na formação de professores. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 24, n. 00, p. e024004, 2024. DOI: 10.20396/rho.v24i00.8674132. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8674132. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre o ensino da história das ideias pedagógicas na formação de professores, buscando aprofundar a reflexão sobre a importância e a validade do estudo da Pedagogia Histórico-Crítica na disciplina de História da Educação nos currículos dos cursos de licenciatura. A partir da obra “História das ideias pedagógicas no Brasil”, nosso objetivo é demonstrar que o estudo das teorias pedagógicas, ao longo da história brasileira, permite aos estudantes uma percepção crítica e profunda sobre o desenvolvimento das relações capitalistas de produção, de modo que tenham condições de fazer uma leitura histórica da educação, sempre tratada em contexto, possibilitando se posicionar diante dela enquanto sujeitos da história e de sua própria narrativa. Adotando o materialismo histórico e dialético, como referencial teórico-metodológico, defendemos a importância de estudar as teorias pedagógicas para a compreensão do movimento que levou à proposta das habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da BNC-Formação, bem como as consequências que essa proposta traz para a formação dos alunos, precarizando o processo de ensino-aprendizagem e dificultando o entendimento da realidade concreta que vivenciamos sob o neoliberalismo.

https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674132
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