v. 24 (2024): Publicação Contínua
Revista HISTEDBR On-line
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre o Periódico
Submissões
Pareceristas
Regimento
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Fontes
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Políticas
Direitos Autorais
Acesso Aberto
Arquivamento
Plágio e Similaridade
Retratação
Revisão por pares
Ética
Privacidade
Taxas de Publicação
Notícias
Artigos +Lidos
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Mudar o idioma. O atual é:
Português (Brasil)
English
Español (España)
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Mudar o idioma. O atual é:
Português (Brasil)
English
Español (España)
v. 24 (2024)
Publicado em abril 9, 2024
Publicação Contínua
Artigos
Marco Antônio de Oliveira Gomes, Ana Paula Aires Rodrigues, Crislaine Aparecida Pita, Suzane Meneses Caetano
e024003
Programa Future-se: ou como fazer a educação superior pública andar para trás
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8661345
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8661345
Talita Bordignon, José Claudinei Lombardi
e024004
O ensino da história das ideias pedagógicas no Brasil na disciplina História da Educação: a importância da pedagogia histórico-crítica na formação de professores
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674132
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674132
Antônio Carlos Maciel, Mara Regina Martins Jacomeli, Cintia Adélia da Silva
e024005
Educação integral: ruídos analógicos em tempos digitais
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674199
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674199
Gabriel José Inácio Khalil, Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Elizandra Garcia da Silva, Marcelo Paula de Melo
e024006
“Educação Física cuida do corpo e ‘mente’” de João Paulo Subirá Medina no movimento renovador e a difícil tarefa de semear no deserto
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8664467
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8664467
José Bittencourt da Silva, Michelle Costa Tapajós, Karen Tavares Clarindo
e024007
O subsistema de educação para o desenvolvimento sustentável em Belém do Pará: processos e aspectos conjunturais (1993-1996)
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8670111
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8670111
Vladmir Luis da Silva
e024008
Breves notas sobre uma pedagogia marxista
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8663984
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8663984
Júlio César Apolinário Maia
e024009
Fundamentos da educação em debate: o problema da relação entre “discurso pós-moderno” e neoliberalismo
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674263
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674263
Rosiene Silva de Araújo, Nelson Vieira da Silva Meirelles
e024010
Ensino médio integrado e gestão democrática: o conselho escolar como laboratório de cidadania
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8666651
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8666651
Mônica de Almeida Duarte
e024011
Uma vida por trás da teoria Histórico-Cultural: Lev Semionovitch Vigotski
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673785
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673785
Vanderlei Amboni
e024012
Concepção de homem, trabalho, cultura e educação em Álvaro Vieira Pinto
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674005
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674005
Pedro Henrique Prado da Silva, Nádia Bueno Rezende
e024013
História da educação de Minas Gerais: os estudos sobre a escolarização no sertão mineiro nas revistas especializadas (1880-1945)
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673753
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673753
Felismina João Baptista Vantitia, Isabel Castilho Palhano, Hemili Taynara Maruim, Rosiane Machado da Silva, Regiane Hartmann Garcia
e024014
Convergências da mulher brasileira e da moçambicana no trabalho (1990- 1999)
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673557
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673557
Rubens de Sousa Bravalheri, Marynelma Camargo Garanhani
e024015
Influências de estudos da Itália na criação dos campos de experiência(s) da educação infantil no Brasil: uma análise conceitual
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674271
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674271
Damaris da Costa Alcídia Melgaço, Luis Ronaldo dos Santos, Dimitri Augusto da Cunha Toledo
e024016
Trabalho & cinema: correlações culturais na análise fílmica de “7 prisioneiros”
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674334
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674334
Géssica Priscila Ramos
e024017
A criação dos grupos escolares no contexto da República: uma análise a partir do Estado de São Paulo (1893-1920)
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674315
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674315
Mauricéia Ananias, Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Itacyara Viana Miranda
e024018
Histórias das/os trabalhadoras/es da instrução pública primária: os/as professoras/es de primeiras letras na Província da Parahyba do Norte/Brasil (1858-1864)
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674125
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674125
Fernando Porfirio
e024019
Modernismo africano: questões, problemas e desafios para o ensino de história das artes africanas no contexto brasileiro
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673979
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673979
Julia Eduarda Schmidt, Eliane Brunetto Pertile
e024020
Estudantes com transtorno do espectro autista: contribuições da teoria histórico-cultural para o trabalho educativo
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674180
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674180
Lucia Terezinha Zanato Tureck, Luzia Alves da Silva
e024021
Apontamentos sobre a relação da educação com a concepção biopsicossocial da deficiência
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674192
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674192
Eliane Mimesse Prado
e024022
A nacionalização da infância na cidade de São Paulo (1889-1909)
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8664448
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8664448
Fernando Bonadia de Oliveira
e024023
As duas fundações da noção de competência: economicismo e educação no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8663972
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8663972
Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Anita Helena Schleseneer, Izaias Costa Filho
e024024
Formação docente em contexto neoliberal: notas para os necessários enfrentamentos políticos
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673873
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673873
Leandro Silva de Paula
e024025
As contribuições dos alunos farmacêuticos de Ouro Preto ao Encontro Nacional de Estudantes de Farmácia em Goiás de 1980
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8670260
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8670260
Solange Regina Leoni, Carlos Bauer
e024026
O SINTEP/MT nas páginas da história da educação brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673848
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673848
Germán Hours, Eliana Lescano
e024027
O discurso pedagógico e a democratização da educação: um olhar na perspectiva de Pierre Bourdieu
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8676027
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8676027
Mercedes Blanchard Giménez, Dolores Muzás Rubio
e024028
Desafios na formação de professores universitários
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674718
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674718
Saraa César Mól, Karen de Lima Lino, Jéssica de Moura Vasconcelos, Milena Pereira dos Santos Lima
e024029
O brincar no ensino fundamental: para além do (neo)produtivismo e do salvacionismo
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8668015
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8668015
Flávio Massami Martins Ruckstadter, Liliane Milanezi, Antonio Carlos de Souza
e024031
A contradição entre ensino padronizado e a proposta de educação integral em uma escola pública de educação básica da rede municipal de Jacarezinho/PR
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673550
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673550
Juliana Cristine Brandão da Silva, Adriana Cristina Omena dos Santos, Carlos Alberto Lucena, Robson Luiz de França, Mario Borges Neto
e024032
Trabalho e capitalismo: a dualidade da ontologia do ser social
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673843
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673843
Raquel Barreto Querino da Silva, Raylane Andreza Dias Navarro Barreto
e024033
A educação para as mulheres a partir das Constituições Brasileiras (1824–1988)
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8675593
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8675593
Nathália Carolina da Silva, Melina Silva Alves, Cláudio de Lira Santos Júnior
e024034
Ensino remoto como esvaziamento do trato com o conhecimento da cultura corporal
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8675693
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8675693
Jorge Luis D'Avila
e024035
Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES) : análise sobre as intervenções nas universidades realizada no período do governo Bolsonaro - 2019 a 2022
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8675860
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8675860
Raquel Freire Bonfim, Cintia Borges de Almeida
e026036
A liga de educação cívica da Bahia: discursos patrióticos para a educação baiana (1903-1915)
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674499
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674499
Lorita Aparecida Veloso Galle, Valderez Marina do Rosário Lima
e024037
Como aprender perguntando a partir de uma unidade de aprendizagem
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674424
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674424
Mateus Freire de Santana, Aaron Sena Cerqueira Reis
e024038
O pensamento histórico de estudantes do ensino médio a partir da interpretação de fontes
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674926
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674926
Resenha
João Paulo dos Passos-Santos, Carlos Herold Júnior
e024001
História do autismo na Viena Nazista de Hans Asperger: da educação curativa à eutanásia infantil
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8668131
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8668131
Eliane da Silva Lima, Jôsy de Souza Paixão Oliveira
e024002
Herbart: instrução educativa
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8666936
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8666936
Fabricia de Cassia Grou de Paula, Mônica Vasconcelo
e024030
Debate sobre o ensino religioso: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8664044
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8664044
×
Usuário
*
Obrigatório
Senha
*
Obrigatório
Esqueceu a senha?
Mantenha-me conectado
Acesso
Não possui registro?
Registrar-se aqui