Banner Portal
Breves notas sobre uma pedagogia marxista
PDF

Palavras-chave

Educação
Pedagogia
Pedagogia histórico-crítica
Marxismo

Como Citar

SILVA, Vladmir Luis da. Breves notas sobre uma pedagogia marxista. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 24, n. 00, p. e024008, 2024. DOI: 10.20396/rho.v24i00.8663984. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8663984. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Nosso objetivo neste trabalho é traçar um quadro geral da pedagogia histórico-crítica, destacando seus principais momentos e características, a fim de compreender e explicitar sua essência. Tomamos como objeto de nossa leitura imanente alguns textos do principal formulador da corrente pedagógica em questão, a saber, o professor Dermeval Saviani. Ainda que não constitua uma investigação minuciosa do já imenso manancial de textos e práticas referentes à pedagogia histórico-crítica, nossa contribuição talvez possa ajudar na visualização de seus contornos gerais e de seu fio condutor. Assim, ainda que de modo singelo, pretendemos contribuir na divulgação e investigação de uma vertente pedagógica bastante importante nas disputas em torno dos caminhos da educação brasileira.

https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8663984
PDF

Referências

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Lisboa: Presença: Martins Fontes, [1980].

AZEVEDO, F. de et al. O manifesto dos pioneiros da educação nova (1932). Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/pf-histedbr/manifesto_1932.pdf. Acesso em: 12 jan. 2024.

DUARTE, N.; FERREIRA, B. J. P.; MALANCHEN, J.; MULLER, H. V. de O. A pedagogia histórico-crítica e o marxismo: equívocos de (mais) uma crítica à obra de Dermeval Saviani. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, núm. esp., p. 38-57, abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639894/7457. Acesso em: 12 jan. 2024.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

LOMBARDI, J. C. A revolução soviética e a pedagogia histórico-crítica. In: ORSO, P. J.; MALANCHEN, J.; CASTANHA, A. P. (org.). Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da revolução russa. Uberlândia: Navegando Publicações; Campinas: Autores Associados, 2018. p. 55-78.

MARSIGLIA, A. C. G.; MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Rumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético. Revista HISTEDBR On-Line, Campinas, v. 19, p. 1-28, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653380/19234 Acesso em: 12 jan. 2024.

MARTINS, L. M. Os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 130-143, dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9705/7093 Acesso em: 12 jan. 2024.

MARTINS, L. M. Pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural. In: MARSIGLIA, A. C. G. (org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, 2011. p. 43-57.

MARX, K. Para a crítica da economia política. In: MARX, K. Os pensadores XXXV. São Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 107-263.

SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 25-45, dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9697/7085 Acesso em: 12 jan. 2024.

SAVIANI, D. Antecedentes, origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. G. (org.). Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, 2011a. p. 197-225.

SAVIANI, D. Como avançar? Desafios teóricos e políticos da pedagogia histórico-crítica hoje. In: PASQUALINI, J. C.; TEIXEIRA, L. A.; AGUDO, M. de M. (org.). Pedagogia histórico-crítica: legado e perspectivas. Uberlândia, MG: Navegando, 2018. p. 235-255.

SAVIANI, D. Da inspiração à formulação da Pedagogia Histórico-Crítica: os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter. Interface - comunicação, saúde, educação, Botucatu, v. 21, n. 62, p. 711-724, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/tPJYjtq6473tpSkqTQkNZWm/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 12 jan. 2024.

SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento-revista de educação, n. 4, p. 54-84, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575/18710 Acesso em: 12 jan. 2024.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Modo de produção e a pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 1, n. 1, p. 110-116, jun. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9844/7129 Acesso em: 12 jan. 2024.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011b.

SAVIANI, D.; MARTINS, M. F.; CARDOSO, M. M. R. Catarse na pedagogia histórico-crítica: a concepção de Saviani - Entrevista. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 1, n. 1, p. 163-217, jan./jun., 2015. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/29/177 Acesso em: 12 jan. 2024.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Vladmir Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.