Foco e Escopo

Revista HISTEDBR On-line é uma publicação trimestral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR, cuja sede nacional é na Faculdade de Educação/UNICAMP. Seu objetivo é publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates na área, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista HISTEDBR on-line define na sua política editorial os seguintes critérios para o processo de avaliação: adequação ao foco e escopo da revista e as normas técnicas (ABNT), gramaticais e formais da revista, relevância, conteúdo, coerência textual, consistência teórico-metodológica.

O processo de avaliação consiste em cinco etapas, a saber:

  1. Análise preliminar dos editores e assistente editorial para verificar a adequação às instruções gerais definidas pela política editorial;
  2. Análise de similaridade em todos os documentos submetidos através da plataforma Turnitin;
  3. Análise preliminar dos editores quanto ao foco e escopo da revista, bem como à relevância e contribuição do texto;
  4. Avaliação duplo-cega.
  5. Ao final, a decisão volta ao Comitê Editorial.

Os artigos que chegarem à terceira etapa do processo de avaliação serão enviados aos pareceristas (no mínimo dois) cujos nomes permanecerão em sigilo, bem como os nomes dos(as) autores(as) serão omitidos dos pareceristas garantindo, assim, o critério duplo-cego (blind review). Em hipótese alguma os(as) autores(as) poderão ser identificados pelos pareceristas. Assim, é indispensável, ao submeter o artigo no sistema, a observação da garantia do anonimato excluindo-se qualquer referência explícita aos autores(as) tais como: citação de nome, referência a trabalhos de autoria ou coautoria publicados.

Os pareceristas, por meio de um parecer redigido em formulário próprio da revista, recomendarão uma dentre quatro opções:

  1. Aceitar;
  2. Efetuar correções obrigatórias;
  3. Submeter novamente para avaliação;
  4. Rejeitar

Periodicidade

A Revista HISTEDBR On-line possui a periódicidade trimestral.

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

Revista HISTEDBR On-line não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Licenciamento de Conteúdo / Content License

Revista Histedbr On-line, adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Declaração de Ética e Conduta e Boas Práticas

Revista Histedbr On-line (Faculdade de Educação/UNICAMP), ISSN eletrônico 1676-2584, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na Revista Histedbr On-line . Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Além disso, a Revista Histedbr On-line  segue as Boas Práticas e Orientação do Comitê de Publicação e Ética (COPE).

A editoria da Revista Histedbr On-line  se utiliza de ferramentas eletrônicas para a detecção de plágio (e autoplágio), e rejeita automaticamente os manuscritos que apresentam esse tipo de conduta. De acordo com a American Journal Experts (AJE), entende-se por plágio a cópia do trabalho de outra pessoa, ou a menção à ideia original de outra pessoa, seja na forma de uma teoria, interpretação, método, dados, opinião ou nova terminologia, sem citar a sua fonte, mesmo que isso seja explicado com suas próprias palavras.

(Fonte: Declaração baseada na Revista Educação, UFSM).

Normalização Bibliográfica / Bibliographic Normalization

A Revista HISTEDBR On-line utiliza obrigatoriamente as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

  • Referências - Elaboração (NBR-6023/2002);
  • Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520/2002);
  • Resumo - Apresentação (NBR 6028/2003);
  • Artigo em publicação periódica cientifica impressa – apresentação (NBR 6022/2003).

Integridade e Prevenção de Plágio / Integrity and Prevention of Plagiarism

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a Revista HISTEDBR On-line, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.

AOP - Ahead of Print / Publicação Avançada

A partir da edição 74 [2017], a Rev. HISTEDBR On-line passou a adotar a modalidade AOP, ou seja, Ahead of Print. Na medida em que são aprovados os manuscritos, eles serão editorados sem paginação e publicados no Portal.

Sponsors

 

Fontes de Apoio

 

Histórico do periódico

A Revista HISTEDBR On-line criada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR começou a ser publicada em setembro de 2000.

O HISTEDBR foi criado em 1986, na Faculdade de Educação da UNICAMP por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação, com o objetivo de propiciar o intercâmbio das pesquisas em História da Educação desenvolvidas no âmbito das IES brasileiras.

Informações sobre o HISTEDBR no site : http://www.histedbr.fe.unicamp.br/

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447