Foco e Escopo

Revista HISTEDBR On-line é uma publicação trimestral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR, cuja sede nacional é na Faculdade de Educação/UNICAMP. Seu objetivo é publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates na área, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista HISTEDBR on-line define na sua política editorial os seguintes critérios para o processo de avaliação: adequação ao foco e escopo da revista e as normas técnicas (ABNT), gramaticais e formais da revista, relevância, conteúdo, coerência textual, consistência teórico-metodológica.

O processo de avaliação consiste em cinco etapas, a saber:

  1. Análise preliminar dos editores e assistente editorial para verificar a adequação às instruções gerais definidas pela política editorial;
  2. Análise de similaridade em todos os documentos submetidos através da plataforma Turnitin;
  3. Análise preliminar dos editores quanto ao foco e escopo da revista, bem como à relevância e contribuição do texto;
  4. Avaliação duplo-cega.
  5. Ao final, a decisão volta ao Comitê Editorial.

Os artigos que chegarem à terceira etapa do processo de avaliação serão enviados aos pareceristas (no mínimo dois) cujos nomes permanecerão em sigilo, bem como os nomes dos(as) autores(as) serão omitidos dos pareceristas garantindo, assim, o critério duplo-cego (blind review). Em hipótese alguma os(as) autores(as) poderão ser identificados pelos pareceristas. Assim, é indispensável, ao submeter o artigo no sistema, a observação da garantia do anonimato excluindo-se qualquer referência explícita aos autores(as) tais como: citação de nome, referência a trabalhos de autoria ou coautoria publicados.

Os pareceristas, por meio de um parecer redigido em formulário próprio da revista, recomendarão uma dentre quatro opções:

  1. Aceitar;
  2. Efetuar correções obrigatórias;
  3. Submeter novamente para avaliação;
  4. Rejeitar

Periodicidade

Até o volume 18, n.4 de 2018, a Revista HISTEDBR On-line possuia a periodicidade trimestral. A paertir de 2019, volume 19, adota a modalidade  de publicação contínua.

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

Revista HISTEDBR On-line não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Licenciamento de Conteúdo / Content License

Revista Histedbr On-line, adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Declaração de Ética e Conduta e Boas Práticas

Revista Histedbr On-line (Faculdade de Educação/UNICAMP), ISSN eletrônico 1676-2584, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na Revista Histedbr On-line . Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Além disso, a Revista Histedbr On-line  segue as Boas Práticas e Orientação do Comitê de Publicação e Ética (COPE).

A editoria da Revista Histedbr On-line  se utiliza de ferramentas eletrônicas para a detecção de plágio (e autoplágio), e rejeita automaticamente os manuscritos que apresentam esse tipo de conduta. De acordo com a American Journal Experts (AJE), entende-se por plágio a cópia do trabalho de outra pessoa, ou a menção à ideia original de outra pessoa, seja na forma de uma teoria, interpretação, método, dados, opinião ou nova terminologia, sem citar a sua fonte, mesmo que isso seja explicado com suas próprias palavras.

(Fonte: Declaração baseada na Revista Educação, UFSM).

Normalização Bibliográfica / Bibliographic Normalization

A Revista HISTEDBR On-line utiliza obrigatoriamente as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

  • Referências - Elaboração (NBR-6023/2002);
  • Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520/2002);
  • Resumo - Apresentação (NBR 6028/2003);
  • Artigo em publicação periódica cientifica impressa – apresentação (NBR 6022/2003).

Integridade e Prevenção de Plágio / Integrity and Prevention of Plagiarism

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a Revista HISTEDBR On-line, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.

Histórico do periódico

A Revista HISTEDBR On-line criada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR começou a ser publicada em setembro de 2000. O HISTEDBR foi criado em 1986, na Faculdade de Educação da UNICAMP por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação, com o objetivo de propiciar o intercâmbio das pesquisas em História da Educação desenvolvidas no âmbito das IES brasileiras.
Informações sobre o HISTEDBR no site : http://www.histedbr.fe.unicamp.br/

Editores Científicos (até maio 2020)
Mara Regina Martins Jacomeli, Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Régis Henrique dos Reis Silva, Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Fabiana de Cássia Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447