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Sobre o Periódico

Foco e Escopo

Revista HISTEDBR On-line do Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR cuja sede nacional é na Faculdade de Educação/UNICAMP, utiliza a modalidade de publicação contínua objetivando publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates na área, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).

Periodicidade

Até o volume 18, n.4 de 2018, a Revista HISTEDBR On-line possuía a periodicidade trimestral. A partir de 2019, volume 19, adota a modalidade  de publicação contínua.


Licenciamento de Conteúdo 

Revista Histedbr On-line, adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Declaração de Ética e Conduta e Boas Práticas

Revista Histedbr On-line (Faculdade de Educação/UNICAMP), ISSN eletrônico 1676-2584, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na Revista Histedbr On-line . Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Além disso, a Revista Histedbr On-line  segue as Boas Práticas e Orientação do Comitê de Publicação e Ética (COPE).

A editoria da Revista Histedbr On-line  se utiliza de ferramentas eletrônicas para a detecção de plágio (e autoplágio), e rejeita automaticamente os manuscritos que apresentam esse tipo de conduta. De acordo com a American Journal Experts (AJE), entende-se por plágio a cópia do trabalho de outra pessoa, ou a menção à ideia original de outra pessoa, seja na forma de uma teoria, interpretação, método, dados, opinião ou nova terminologia, sem citar a sua fonte, mesmo que isso seja explicado com suas próprias palavras.

(Fonte: Declaração baseada na Revista Educação, UFSM).

Normalização Bibliográfica 

A Revista HISTEDBR On-line utiliza obrigatoriamente as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

  • Referências - Elaboração (NBR-6023/2002);
  • Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520/2002);
  • Resumo - Apresentação (NBR 6028/2003);
  • Artigo em publicação periódica cientifica impressa – apresentação (NBR 6022/2003).

Histórico do periódico

A Revista HISTEDBR On-line criada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR começou a ser publicada em setembro de 2000. O HISTEDBR foi criado em 1986, na Faculdade de Educação da UNICAMP por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação, com o objetivo de propiciar o intercâmbio das pesquisas em História da Educação desenvolvidas no âmbito das IES brasileiras.
Informações sobre o HISTEDBR no site : http://www.histedbr.fe.unicamp.br/

Editores Científicos (até maio 2020)
Mara Regina Martins Jacomeli, Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Régis Henrique dos Reis Silva, Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Fabiana de Cássia Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447