Banner Portal
Fundamentos da educação em debate
PDF

Palavras-chave

Fundamentos da educação
Teorias da educação
Pós-modernidade e educação
Neoliberalismo e educação
Lema “aprender a aprender”

Como Citar

MAIA, Júlio César Apolinário. Fundamentos da educação em debate: o problema da relação entre “discurso pós-moderno” e neoliberalismo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 24, n. 00, p. e024009, 2024. DOI: 10.20396/rho.v24i00.8674263. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8674263. Acesso em: 2 maio. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Este artigo objetiva retratar a degenerescência assumida pelo componente educacional, especificamente sobre o campo dos fundamentos da educação, frente a díade “ideário pedagógico neoliberal”/“discurso pós-moderno”. Parte de um resgate histórico do que tem sido denominado “pós-modernidade”. Na sequência investiga a representação deste conceito sobre os fundamentos da educação assumidos pelos componentes educacionais das várias nações capitalistas desde as reformas neoliberais da década de 1990. O esforço de síntese vale-se do conjunto de teorias pedagógicas florescidas nas três últimas décadas, constitutivas do “ideário pedagógico neoliberal”, para validação da tese norteadora, qual seja: justaposição entre neoliberalismo e “pós-modernidade”. As teorias consideradas para validação desta tese são, respectivamente, o construtivismo eclético, a pedagogia das competências, a pedagogia do professor reflexivo, a pedagogia dos projetos, a pedagogia corporativa e a pedagogia multiculturalista.

https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674263
PDF

Referências

ARCE, A. A formação de professores sob a ótica construtivista: primeiras aproximações e alguns questionamentos. In: DUARTE, N. (org.). Sobre o construtivismo: contribuições a uma análise crítica. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 41-62.

CHAUÍ, M. S. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2011. 208 p.

COLL, C. S. A construção do conhecimento na escola: para a elaboração de um marco teórico global de referência à educação escolar. In: COLL, C. S.; ALEMANY, I. G.; MARTÍ, E. (org.). Psicologia do ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 349-405.

COLL, C. S. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. 3. ed. São Paulo: Ática, 1998. 200 p.

DUARTE, N. A contradição entre universalidade da cultura humana e o esvaziamento das relações sociais: por uma educação que supere a falsa escolha entre etnocentrismo ou relativismo cultural. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 607-618, set./dez. 2006.

DUARTE, N. Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar. Cadernos CEDES, Campinas, v. 19, n. 44, p. 85-106, abr. 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000100008. Acesso em: 22 jan. 2024.

DUARTE, N. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria). Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 601-625, ago. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302003000200015. Acesso em: 22 jan. 2024.

DUARTE, N. O construtivismo seria pós-moderno ou o pós-modernismo seria construtivista? (Análise de algumas idéias do “construtivismo radical” de Ernest von Glasersfeld). In: DUARTE, N. (org.). Sobre o construtivismo: contribuições a uma análise crítica. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 87-106.

DUARTE, N. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, L. M. M.; DUARTE, N. (org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 33-51.

DUARTE, N. Pela superação do esfacelamento do currículo realizado pelas pedagogias relativistas. p. 1-10, 2008a. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2010/pela_superacao_esfacelamento_curriculo.pdf. Acesso em: 27 mar. 2020.

DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?: quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas: Autores Associados, 2008b. 107 p.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: critica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2011. 355 p.

EAGLETON, T. As ilusões do pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. 141 p.

EAGLETON, T. Depois da teoria: um olhar sobre os estudos culturais e o pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. 301 p.

FACCI, M. G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do processor?: um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2004. 292 p.

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, out./dez. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014143817. Acesso em: 22 jan. 2024.

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. 144 p.

KILPATRICK, W. H. The project method: the use of the purposeful act in the educative process. New York: Teachers College, Columbia University, 1929. 18 p.

LOMBARDI, J. C. Embates marxistas: apontamentos sobre a pós-modernidade e a crise terminal do capitalismo. Campinas: Librum: Navegando, 2012. 110 p.

LYOTARD, J. A condição pós-moderna. 12. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009. 131 p.

MAIA, J. C. A. Contribuição à crítica do “consenso possível” sobre as políticas curriculares para a Educação Física: um esforço de síntese histórico-crítico. 2021. 411 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, Jataí, 2021.

MALANCHEN, J. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2016. 234 p.

MEISTER, J. Educação corporativa: a gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo: Pearson Makron Books, 1999. 330 p.

MORAES, M. C. M. O renovado conservadorismo da agenda pós-moderna. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 122, p. 337-357, maio/ago. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000200004. Acesso em: 22 jan. 2024.

MORAES, M. C. M. Os “pós-ismos” e outras querelas ideológicas. Perspectiva, Florianópolis, n. 25, p. 45-59, 1996. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10856. Acesso em: 22 jan. 2024.

NEVES, L. M. W. A sociedade civil como espaço estratégico de difusão da nova pedagogia da hegemonia. In: NEVES, L. M. W. (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005. p. 85-125.

NEVES, L. M. W.; PRONKO, M. A. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado: da formação para o trabalho complexo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. 204 p.

PERRENOUD, P. Construindo competências. Entrevista cedida a Paola Gentile e Roberta Bencini em setembro de 2000. Nova Escola, 2000. Disponível em: https://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000/2000_31.html. Acesso em: 16 maio 2020.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. 90 p.

RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 302 p.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013. 472 p.

SAVIANI, D. Trabalho didático e história da educação: enfoque histórico-pedagógico. In: BRITO, S. H. A.; CENTENO, C. V.; LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (org.). A organização do trabalho didático na história da educação. Campinas: Autores Associados, 2010. p. 11-38.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. 256 p.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 77-92.

WOOD, E. M. O que é a “agenda pós-moderna”?. In: WOOD, E. M.; FOSTER, J. B. (org.). Em defesa da história: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 7-22.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Júlio Maia

Downloads

Não há dados estatísticos.