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O subsistema de educação para o desenvolvimento sustentável em Belém do Pará
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Palavras-chave

Secretaria de Educação Municipal de Belém
Política Educacional Municipal
Subsistema Educacional para o Desenvolvimento Sustentável
Cadernos Caminhos da Educação

Como Citar

SILVA, José Bittencourt da; TAPAJÓS, Michelle Costa; CLARINDO, Karen Tavares. O subsistema de educação para o desenvolvimento sustentável em Belém do Pará: processos e aspectos conjunturais (1993-1996). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 24, n. 00, p. e024007, 2024. DOI: 10.20396/rho.v24i00.8670111. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8670111. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

O presente artigo objetiva debater o Subsistema Educacional para o Desenvolvimento Sustentável (SUEDS), uma política educacional municipal implementada entre os anos de 1993 e 1996 pela Prefeitura Municipal de Belém, Estado do Pará, na Amazônia brasileira. À luz do Materialismo Histórico e Dialético, toma-se como corpus empírico os denominados “Cadernos Caminhos da Educação”, os quais foram publicados pela Secretaria de Educação Municipal (SEMEC), em um total de sete volumes. Questiona-se no discurso institucional do período o ideário moderno da inauguração de um novo tempo, trazendo consigo inovações educacionais. Este momento da história política educacional municipal recente de Belém tem sido abordado em dissertações, teses e artigos científicos em universidades públicas e privadas localmente. Conclusivamente, aponta-se que este Subsistema efetivou na prática uma perspectiva neoliberal e, em muitos aspectos, conservador, pois abordou a conjuntura local (problemas sociais, econômicos e ambientais) silenciando os aspectos estruturais à formação social capitalista, violenta, genocida, etnocida, homogeneizadora dos espaços e geradora de pobreza na riqueza.

https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8670111
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