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Programa Future-se
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Palavras-chave

Educação superior
Neoliberalismo
Future-se

Como Citar

GOMES, Marco Antônio de Oliveira; RODRIGUES, Ana Paula Aires; PITA, Crislaine Aparecida; CAETANO, Suzane Meneses. Programa Future-se: ou como fazer a educação superior pública andar para trás. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 24, n. 00, p. e024003, 2024. DOI: 10.20396/rho.v24i00.8661345. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8661345. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

O artigo abrange o recorte histórico do governo Bolsonaro (2019-2022) e explicita uma análise preliminar do Programa Future-se, apresentado à sociedade pelo Governo Federal em julho de 2019. O intento com a produção deste texto é contribuir para o debate de modo a possibilitar uma compreensão mais ampla acerca das proposições presentes no referido programa. Salienta-se que a discussão apresentada se caracteriza como uma pesquisa documental, a partir da análise histórica das configurações sociais que contribuíram para a elaboração do Future-se. Essas configurações, por sua vez, em nossa avaliação, encontram-se alicerçadas no ideário neoliberal, que tende, via de regra, pautar as ações de modo mercadológico. Entendemos, portanto, que a hegemonia do neoliberalismo traz implicações para todas as esferas da vida social atual. A análise nos levou a considerar que o Programa Future-se representa uma real ameaça a autonomia universitária e suas proposições afetarão de modo negativo a educação pública superior. Isso porque, segundo nossa avaliação, trata-se de um cavalo de Tróia, que se apresenta como modernizador, mas, tende a abrir precedentes que poderão implicar na concretização de políticas neoliberais, por meio do vínculo público-privado.

https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8661345
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