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A criação dos grupos escolares no contexto da República
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Palavras-chave

Grupo escolar
Ensino primário
Estado de São Paulo
História da educação

Como Citar

RAMOS, Géssica Priscila. A criação dos grupos escolares no contexto da República: uma análise a partir do Estado de São Paulo (1893-1920). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 24, n. 00, p. e024017, 2024. DOI: 10.20396/rho.v24i00.8674315. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8674315. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar e discutir aspectos gerais da história da escola primária pública paulista, com ênfase no nascimento e na institucionalização dos grupos escolares no estado de São Paulo, entre 1893 até 1920. Foi desenvolvido a partir de análise bibliográfica, com suporte legal. Mostra que a criação dos grupos escolares representou uma tentativa de inovação da educação primária, ao conceber essa escola a partir do modelo de ensino intuitivo, de uma organização renovada (em seus espaços e tempos) e da oferta de um padrão de qualidade pretensamente superior à de qualquer outro modelo de escola então existente.  Todavia, ao se localizarem maiormente nos espaços urbanos centrais, ao menos até 1920, rompeu com o próprio sonho republicano da unidade formativa, permitindo a legalização de uma educação diferenciada: a rural e a urbana, a central e a periférica.  

https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674315
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