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Estudantes com transtorno do espectro autista
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Palavras-chave

Desenvolvimento humano
Mediação
Prática pedagógica

Como Citar

SCHMIDT, Julia Eduarda; PERTILE, Eliane Brunetto. Estudantes com transtorno do espectro autista: contribuições da teoria histórico-cultural para o trabalho educativo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 24, n. 00, p. e024020, 2024. DOI: 10.20396/rho.v24i00.8674180. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8674180. Acesso em: 16 maio. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

O presente trabalho aborda o Transtorno do Espectro Autista (TEA), haja vista  os desafios enfrentados na atividade docente para atender estudantes com essa especificidade. Para tanto, buscou-se na Teoria Histórico-Cultural (THC) fundamentação para aprofundar a temática, tendo o objetivo de compreender as contribuições desse referencial teórico para o trabalho pedagógico. Considerando a perspectiva histórica da THC, foi desenvolvida uma revisão integrativa de literatura por meio de busca bibliográfica. A análise da produção científica sobre a temática contemplou produções publicadas nos últimos cinco anos como forma de acessar conhecimentos atualizados e produzidos no contexto da crescente preocupação com estudantes com TEA. Os bancos de dados foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Portal de Periódicos e o Banco de Teses e Dissertações da Capes. A análise estabelecida foi de ordem qualitativa e abordou as características das mediações para esses alunos com base na THC. Por meio dessas buscas foi possível analisar 22 trabalhos e evidenciar que estas pesquisas abordam o TEA para além do diagnóstico, enfatizando as mediações, como forma de aperfeiçoar os aspectos pedagógicos. Foi possível compreender que, apesar de existirem características gerais do espectro, cada sujeito possui suas particularidades, o que exige conhecer o estudante com base em suas determinações sócio-históricas. Considerando a relevância das mediações e a especificidade do TEA, compreende-se que cabe ao docente considerar as necessidades dos seus alunos (sujeito), qualificando o trabalho pedagógico (em sua forma) com  propósito de assegurar a apropriação dos conhecimentos científicos (conteúdo). 

https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674180
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