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Influências de estudos da Itália na criação dos campos de experiência(s) da educação infantil no Brasil
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Palavras-chave

Educação infantil
Campos de experiências
Brasil
Itália

Como Citar

BRAVALHERI, Rubens de Sousa; GARANHANI, Marynelma Camargo. Influências de estudos da Itália na criação dos campos de experiência(s) da educação infantil no Brasil: uma análise conceitual. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 24, n. 00, p. e024015, 2024. DOI: 10.20396/rho.v24i00.8674271. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8674271. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

A Educação Infantil no Brasil recebeu influências de outros países e, mais especificamente em relação ao currículo, inspirou-se nos Campos de Experiência propostos na Itália. Essa aproximação entre os dois países, gera interesse na discussão dos conceitos utilizados na legislação por eles, já que vivem realidades diferentes e apresentam suas próprias particularidades, principalmente, em relação à Educação. Assim, propomos uma discussão conceitual sobre o termo Campos de Experiência(s) em sua origem, na visão de pesquisadores da legislação italiana comparados aos existentes na legislação brasileira contidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para que isso fosse possível, foram consultados textos em italiano, de pesquisadores italianos, em inglês, para autores que foram mencionados como inspiradores e em português, para comparação com o contido na legislação brasileira.

https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674271
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