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Educação integral
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Palavras-chave

Educação integral
Política educacional
Análise histórico-crítica

Como Citar

MACIEL, Antônio Carlos; JACOMELI, Mara Regina Martins; SILVA, Cintia Adélia da. Educação integral: ruídos analógicos em tempos digitais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 24, n. 00, p. e024005, 2024. DOI: 10.20396/rho.v24i00.8674199. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8674199. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Este artigo examina conceitos utilizados na literatura sobre educação integral com o objetivo de explicitar a relação entre princípios epistemológicos e finalidades pedagógica e ideológica das políticas educacionais, que fundamentam as experiências pedagógicas realizadas no Brasil. Para tanto, utiliza-se a técnica de análise histórico-crítica (Maciel; Braga, 2008; Saviani, 2003), metodologicamente fundamentada no materialismo histórico-dialético (Marx, 1983a; Netto, 2011), pela qual se torna possível apurar lacunas, omissões, equívocos e imprecisões conceituais (denominados metaforicamente, aqui, de ruídos analógicos), entre princípios epistemológicos e finalidades político-ideológicas. Por este caminho, descobre-se que os ruídos analógicos consistem em desvincular princípios epistemológicos das finalidades político-ideológicas das pedagogias, técnica por meio da qual se dilui a história no presente, suprime-se a gênese e as contradições do processo. A partir de 2007, as experiências pedagógicas em educação integral no Brasil deixam de ser raras e pontuais, porém, quanto mais se fala, menos se faz educação integral na escola pública.

https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674199
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