De espaço público a organismo governamental: transmutações de mecanismos de participação popular

Autores

  • Melânia Mendonça Rodrigues Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639723

Palavras-chave:

Educação municipal. História da educação. Democratização da gestão

Resumo

Buscando articular história e políticas educacionais, o trabalho aborda a temática da democratização da gestão educacional, tratando, mais especificamente, da instauração de mecanismos de participação da sociedade civil na gestão de sistemas de ensino. Adotando uma abordagem histórico-dialética, o artigo apresenta relatos de experiências de implementação, por governos subnacionais, de mecanismos de participação popular na tomada de decisões referentes à política educacional, em dois momentos históricos distintos – o início da década de 1980 e o princípio dos anos 2000. Evidenciando as fragilidades das experiências pioneiras e analisando a implementação do Fórum Municipal de Educação de João Pessoa-PB, à luz das categorias de mudança pelo alto e transformismo, o trabalho considera que a regressão observada nesse Fórum indica a pertinência da discussão acerca das potencialidades da ação política no âmbito da sociedade burguesa, assim como a atualidade das formulações gramscianas relativas à guerra de posições.

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Biografia do Autor

Melânia Mendonça Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professor associado da Universidade Federal de Campina Grande e integrante do corpo docente do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Campina Grande.

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Como Citar

RODRIGUES, M. M. De espaço público a organismo governamental: transmutações de mecanismos de participação popular. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 39, p. 153–168, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i39.8639723. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639723. Acesso em: 4 dez. 2022.

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Artigos