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Estranhamento e desumanização nas relações de trabalho na instituição universitária pública
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Palavras-chave

Pós-graduação. Trabalho do professor. Avaliação heterônoma. Produtivismo acadêmico. Relações de trabalho

Como Citar

SILVA, Eduardo Pinto e; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Estranhamento e desumanização nas relações de trabalho na instituição universitária pública. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 38e, p. 223–238, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i38e.8639760. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639760. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este texto analisa as implicações do modelo de avaliação heterônomo nas relações detrabalho de uma amostra de sete instituições federais de ensino da região sudeste.Considera que tal modelo se constitui no contexto da acumulação flexível e da progressivaimportância do trabalho imaterial no processo de valorização do capital. O trabalho doprofessor e as práticas universitárias tendem a se configurar, predominantemente, comoutilitárias, pragmáticas e competitivas. O produtivismo acadêmico e as relações de trabalhosão marcadas pelo individualismo e competitividade. Busca ainda desvendar o fetiche doprazer no trabalho acadêmico-científico, que se revela como processo de deterioração dasrelações de trabalho e de estranhamento em relação às objetivações do trabalhointensificado e precarizado do professor. As práticas avaliativas heterônomas tendem afazer com que as propriedades da atividade humano-genérica sejam uma possibilidadedemasiado limitada. Conclui que a ideologia do produtivismo acadêmico produzconseqüências prejudiciais à vida sócio-familiar e à saúde, assim como implica em umprocesso de desumanização.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639760
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