Artes, para a didática da história

  • Luiz Giani Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Artes. História. Ideologia. Livro didático

Resumo

Um exame das relações entre arte e ensino da história contidas no livro didático público“História: ensino médio”, do Paraná, resultou em seis grupos de arte, organizados pormodalidade: música, literatura, artes visuais, teatro, dança e cinema. A música recebeatenção especial, no gênero orquestral, por apresentar um desafio maior para historiadores,livros didáticos, professores de história e da arte. Um breve perfil da história social damúsica é um alerta sobre a importância das relações históricas entre música e ideologia: oleitor é conduzido até a guerra ideológico-musical, após a segunda guerra mundial, entremovimentos que se fizeram antagônicos, de um lado, a música nacionalista “progressista”e, de outro, a vanguarda musical, especialmente, o dodecafonismo. Embora as pesquisashistoriográficas tenham avançado, o livro didático ainda se encontra tímido, distante dosresultados das pesquisas. Pelos usos que o ensino da história possa fazer de cada arte,somente o compromisso com a emancipação humana omnilateral transforma a música ecada arte em conteúdo da história, recurso didático da história e forma de linguagem dahistória. Nenhuma arte permanece ausente desta dimensão, sem ferir a necessidadehumana, universal, de todos os homens, sem exceção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Giani, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Ciências Sociais e Música/piano (UFRJ), mestre em Sociologia (Unicamp) e doutor em História (UNESP/Campus de Assis). Professor aposentado, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, ministra a disciplina “Teoria crítica da sociedade”, no programa de mestrado em Ciências Sociais.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In BENJAMIN, Walter et alii. Textos escolhidos (Os pensadores, XLVIII). São Paulo: Abril Cultural, 1975, 9-34

BONINI, Altair. Conceito de trabalho. In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

BONINI, Altair. Movimentos sociais, políticos e culturais na sociedade contemporânea: é proibido proibir? In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

BONINI, Altair. Urbanização e industrialização no século XIX. In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

BONINI, Altair e FRANCISCO, Marli. O Estado imperialista e sua crise. In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

BOURDIEU, Pierre. A origem e a evolução das espécies de melômanos. In Questões de Sociologia. Rio de Janeiro, Marco Zero, 1983

CARDOSO, Fábio de Oliveira. 3.1. As cidades na história. In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

CARDOSO, Fábio de Oliveira. O Estado e as relações de poder: formação dos estados nacionais. In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

CARDOSO, Fábio de Oliveira. O mundo do trabalho em diferentes sociedades. In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

CARDOSO, Fábio de Oliveira. Relações culturais nas sociedades grega e romana na antiguidade: mulheres, plebeus e escravos. In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

CHAUÍ, Marilena. Convite a filosofia. São Paulo: Ática, 1997, 8a edição CONTIER, Arnaldo Daraya. Música e ideologia no Brasil. 2a ed. rev. e ampl. São Paulo: Novas Metas, 1985

FESTIVAL DE WOODSTOCK. Diário de Woodstock: sexta-feira – 15 de agosto de 1969 (DVD)

DIAS, Sueli. O trabalho na sociedade contemporânea. In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

DIAS, Sueli. O Estado nos mundos antigo e medieval. In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

DIAS, Sueli. Relações culturais nas sociedades medieval européia: camponeses, artesãos, mulheres, hereges e doentes. In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

DIAS, Sueli. Urbanização e industrialização na sociedade contemporânea. In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

FRANCISCO, Marli. Movimentos sociais, políticos, culturais e religiosos na sociedade moderna. In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

FRANCISCO, Marli. Urbanização e industrialização no Paraná. In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

FRANCISCO, Marli e CANHA, Vanderleia. Transição do trabalho escravo para o trabalho livre: a mão de obra no contexto de consolidação do capitalismo nas sociedades brasileira e estadunidense. In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

GIANI, Luiz A. Mário de Andrade: da “Paulicéia desvairada” a Moscou: um encontro com Shostakovich. In Pós-história: revista de pós-graduação em história. Assis: Universidade Estadual Paulista, v. 5, 1997, 105-122

GIANI, Luiz A. Música de protesto. D ́O subdesenvolvido à Canção do bicho e Proezas de Satanás na terra do leva-e-traz.... UNICAP/IFCH, dissertação de mestrado em sociologia, 1986, http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000048247) / Acessado em: 11 jan. 2010

GIANI, Luiz A. Papel da arte na educação: o que os Parâmetros Curriculares Nacionais não dizem sobre a relação entre arte e sociedade de classes sociais. Máthesis; revista de educação. Faculdade de Filosofia, Ciência s e Letras de Jandaia do Sul. Vol. 6, n. 2 (jul/dez.), 2005, 9-50

GIANI, Luiz A. Problemas da história sem música e musicologia sem história. Cadernos de metodologia e técnica de pesquisa: revista anual de metodologia de pesquisa. Universidade Estadual de Maringá / Departamento de Fundamentos da Educação / Área de Metodologia e Técnica de Pesquisa. 1997, 89-126

GIANI, Luiz A. As trombetas anunciam o paraíso. Recepção do realismo socialista na música brasileira. Assis: UNESP/Pós Graduação em História, tese de doutorado (digitada), 1999

HOBSBAWM, Eric. As artes 1914-45 / Morre a vanguarda: as artes após 1950. In A era dos extremos: o breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, 178-197, 483-503

MARCUSE, Herbert. “Prefácio político” (1966). In Eros e civilização: uma crítica filosófica ao pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar, 1968, 13-23

MARX, Karl. O Capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Livro 1, v. 1, 1975

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2006

MARX-ENGELS. Sobre literatura e arte. São Paulo: Global, 1979

MESZÁROS, István. A teoria crítica de Adorno e Habermas. In O Poder da ideologia. São Paulo: Ensaio, 1996, 129-190

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008; também no site: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=3KgUYhbvRKsC&oi=fnd&pg=PA7&dq=marcos+napolitano+hist%C3%B3ria+e+m

%C3%BAsica&ots=inq1izXULK&sig=uXKQoWI3YJlt1Wt7glWF2ZQeM3Y#v=onepage&q=&f=false / Acessado em: 03 mar 2010

OITICICA, Hélio. Brasil diarréia. In BRITO, Ronaldo e VENÂNCIO, Paulo. O moderno e o contemporâneo (O novo e o outro novo)... Rio de Janeiro: FUNARTE, 1980. Também no site: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia/ho/index.cfm?fuseaction=documentos&cod=170&tipo=2 Acessado em: 14 mar. 2010

SAGATI, Siumara. A construção do trabalho assalariado. In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

SAGATI, Siumara. Relações de dominação e resistência no mundo do trabalho contemporâneo (séculos XVIII e XIX). In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

SAGATI, Siumara. Relações de poder e violência no Estado. In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

SAGATI, Siumara. Urbanização e industrialização no Brasil. In História / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006

SHUKER, Roy. Vocabulário de música pop. São Paulo: Hedra, 1999

SILVA, Marcos. Sons de história. In Entre passado e futuro – revista de História Contemporânea. São Paulo: Xamã, n. 2, set. 2002, 104-126

Como Citar
Giani, L. (1). Artes, para a didática da história. Revista HISTEDBR On-Line, 10(38e), 283-307. https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639764
Seção
Artigos