Marxismo e pedagogia

  • Dermeval Saviani UNICAMP
Palavras-chave: Marxismo e educação. Marxismo e pedagogia. Teoria marxista da educação. Pedagogia socialista. Pedagogia histórico-crítica

Resumo

Partindo dos diferentes sentidos do verbete “socialismo” o artigo aborda as relações entre marxismo, educação e pedagogia para esclarecer o significado da locução “pedagogia socialista” como expressão da teoria marxista da educação. Para tanto o texto foi estruturado em três momentos. No primeiro se explicita o lugar da educação na teoria marxista evidenciando a atualidade dessa corrente filosófica. No segundo momento o texto trata da pedagogia socialista no contexto do marxismo. Finalmente faz-se referência, à guisa de conclusão, à pedagogia histórico-crítica como expressão de uma pedagogia de inspiração marxista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dermeval Saviani, UNICAMP

Professor Emérito da UNICAMP e Coordenador Geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas HISTEDBR.

Referências

ALTHUSSER, Louis (s/d.), Ideologias e aparelhos ideológicos de Estado. Lisboa, Presença.

BALIBAR, Étienne (1995), A filosofia de Marx. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.

BAUDELOT, Christian & ESTABLET, Roger (1971). L’école capitalista en France. Paris, Maspero.

DANGEVILLE, Roger (Org.), MARX E ENGELS, Critique de l’éducation et de l’enseignement. Paris, Maspéro, 1976.

DOMMANGET, Maurice (1972), Los grandes socialistas y la educación: de Platón a Lenin. Madrid, Fragua.

ENGELS, F. (1977), “Do socialismo utópico ao socialismo científico”. In: MARX, Karl e ENGELS, Friedrich, Textos 1. São Paulo, Edições Sociais, 1977, p.5-60.

GASPARIN, João Luiz (2002). Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas, Autores Associados.

GERALDO, Antonio Carlos Hidalgo (2006). Didática de ciências e de biologia na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Bauru, UNESP, Tese de Doutorado.

GRAMSCI, Antonio (1968), Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

GRAMSCI, Antonio (1975), Quaderni del carcere. Torino: Einaudi.

GRAMSCI, Antonio (1978), Concepção dialética da história, 2a ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.

MANACORDA, Mario Alighiero (1964), Il marxismo e l’educazione. Roma, Armando Armando.

MANACORDA, Mario Alighiero (1991), Marx e a pedagogia moderna. São Paulo, Cortez/Autores Associados.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (2005). Como transpor a pedagogia histórico-crítica para a prática pedagógica do professor na educação infantil? Bauru, UNESP, Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia.

MARX, Karl (1973), Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa, Estampa.

MARX, Karl (1974), Tesis sobre Feuerbach. In: MARX, Karl e ENGELS, Friedrich (1974), La ideología alemana. Montevideo / Barcelona, Pueblos Unidos / Grijalbo, p. 665-668.

MARX, Kart (1978), Capítulo VI (inédito), O Capital, Livro I. São Paulo, Ciências Humanas.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich (1968), Manifesto do partido comunista. São Paulo, Escriba.

ROSSI, Wagner Gonçalves (1981), Pedagogia do trabalho: raízes da educação socialista. São Paulo, Moraes.

SANTOS, César Sátiro (2005). Ensino de ciências: abordagem histórico-crítica. Campinas, Autores Associados.

SARTRE, Jean-Paul (1943), L’être et le néant. Essai d’ontologie phénoménologique. Paris, Gallimard.

SAVIANI, Dermeval (2005), Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 9a ed. revista e ampliada. Campinas: Autores Associados.

SAVIANI, Dermeval (2007a). Escola e democracia, 39a ed. Campinas, Autores Asociados.

SAVIANI, Dermeval (2007b). “Pedagogia: o espaço da educação na universidade”. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, jan./abr. 2007, p. 99-134.

SCALCON. Suze Gomes (2002). À procura da unidade psicopedagógica: articulando a psicologia histórico-cultural com a pedagogia histórico-crítica. Campinas, Autores Associados.

SUCHODOLSKI, Bogdan (1966). Teoría marxista de la educación. México, Grijalbo.

SUCHODOLSKI, Bogdan (1976). Fundamentos de pedagogía socialista. Barcelona, Laia.

WITTGENSTEIN, Ludwig (1968), Tractatus logico-philosophicus. São Paulo, Nacional/USP.

Como Citar
Saviani, D. (1). Marxismo e pedagogia. Revista HISTEDBR On-Line, 11(41e), 16-27. https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639892
Seção
Artigos