Banner Portal
A pedagogia histórico-crítica e o marxismo: Equívocos de (mais) uma crítica à obra de Dermeval Saviani
PDF

Palavras-chave

Marxismo. Educação. Pedagogia Histórico-Crítica

Como Citar

DUARTE, Newton; FERREIRA, Benedito de Jesus Pinheiro; MALANCHEN, Julia; MULLER, Herrmann Vinicius de Oliveira. A pedagogia histórico-crítica e o marxismo: Equívocos de (mais) uma crítica à obra de Dermeval Saviani. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 41e, p. 38–57, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i41e.8639894. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639894. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

Este artigo analisa uma tese de doutorado que foi escrita por Ademir Lazarini com o propósito de formular uma crítica radical à interpretação de Dermeval Saviani acerca das relações entre capital e educação. A tese argumenta que a pedagogia histórico-crítica baseada nas obras de Dermeval Saviani distancia-se da teoria marxiana sobre a sociedade capitalista. O artigo detecta equívocos fundamentais no interior da crítica formulada pelo autor da tese e o exame desses equívocos revelou uma ausência de compreensão do método materialista histórico-dialético.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639894
PDF

Referências

ALTHUSSER, L. (1969) Ideología y aparatos ideológicos de Estado, Freud y Lacan. [Acesso em 27/03/2011]. Disponível em: http://www.philosophia.cl/biblioteca/Althuser/ideologicosalth.pdf

DUARTE, N. (1993) A Individualidade Para-Si. Campinas: Autores Associados.

DUARTE, N. (2000a) Vigotski e o “Aprender a Aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados.

DUARTE, N. (2000b) Sobre o construtivismo: contribuições a uma análise crítica. Campinas: Autores Associados.

DUARTE, N. (2003) Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Campinas: Autores Associados.

GRAMSCI, A. (1982) Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 4a ed.

ILYENKOV, E. V. (1977) The concept of ideal. In: FEDOSEYEV e outros. Philosophy in the URSS - Problems of Dialectical Materialism. Moscou, Progress Publishers, p. 71-99.

LAZARINI, A. Q. (2010) A relação entre capital e educação escolar na obra de Dermeval Saviani: apontamentos críticos. [tese doutorado em educação] Universidade Federal de Santa Catarina, 528p.

LÊNIN, V. I. (1977) Sobre a educação. Volume 1. Lisboa, Seara Nova.

LEONTIEV. A. N. (1978) O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte.

LESSA, S. (2007) Trabalho e proletariado no capitalismo contemporâneo. São Paulo: Cortez.

LUKÁCS, G. (2003) História e consciência de classe. Estudos sobre a dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes.

LUKÁCS, G. (2004) Ontologia del ser social: el trabajo. Buenos Aires: Herramienta.

MARX, K. (1974) Teorias sobre la plusvalía. Tomo 1. Buenos Aires: Cartago.

MARX, K. (1987) Elementos fundamentales para la crítica de la economia política (Grundrisse) 1857-1858. Volumen 2. Mexico: Siglo Veintiuno.

MARX, K. (1996a) O Capital. Livro I. Tomo 1. São Paulo, Círculo do Livro.

MARX, K. (1996b) O Capital. Livro I. Tomo 2. São Paulo, Círculo do Livro.

MARX, K; ENGELS, F. (2005). Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Boitempo.

MÉSZÁROS, I. (2005) A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo.

MILLOT, C. (1987) Freud antipedagogo. Rio de Janeiro: Zahar.

SAVIANI, D. (1982) Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortes & Autores Associados, 2a ed.

SAVIANI, D. (2003) Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 8a ed.

SAVIANI, D. (2005) Educação socialista, pedagogia histórico-crítica e os desafios de uma sociedade de classes. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (orgs.) (2005) Marxismo e

Educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados, p. 223-274.

TONET, I. (2007) Educação contra o capital. Maceió: EDUFAL.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.