A pedagogia histórico-crítica e o marxismo: Equívocos de (mais) uma crítica à obra de Dermeval Saviani

Autores

  • Newton Duarte UNESP
  • Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira
  • Julia Malanchen Universidade Federal do Pará
  • Herrmann Vinicius de Oliveira Muller Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639894

Palavras-chave:

Marxismo. Educação. Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Este artigo analisa uma tese de doutorado que foi escrita por Ademir Lazarini com o propósito de formular uma crítica radical à interpretação de Dermeval Saviani acerca das relações entre capital e educação. A tese argumenta que a pedagogia histórico-crítica baseada nas obras de Dermeval Saviani distancia-se da teoria marxiana sobre a sociedade capitalista. O artigo detecta equívocos fundamentais no interior da crítica formulada pelo autor da tese e o exame desses equívocos revelou uma ausência de compreensão do método materialista histórico-dialético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Newton Duarte, UNESP

Professor titular da UNESP, campus de Araraquara. Doutor em Educação pela UNICAMP. Livre-docente em psicologia da educação pela UNESP. Pós-doutorado em educação pela Universidade de Toronto. Líder do grupo de pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”.

Julia Malanchen, Universidade Federal do Pará

Professor da Universidade Federal do Pará. Doutor em Engenharia da Computação. Realiza pós-doutorado no Departamento de Psicologia da Educação, UNESP, campus de Araraquara. Integrante do grupo de pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”.

Herrmann Vinicius de Oliveira Muller, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Mestre em educação pela UFSC. Doutoranda em Educação Escolar na UNESP, campus de Araraquara. Integrante do grupo de pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”.

Referências

ALTHUSSER, L. (1969) Ideología y aparatos ideológicos de Estado, Freud y Lacan. [Acesso em 27/03/2011]. Disponível em: http://www.philosophia.cl/biblioteca/Althuser/ideologicosalth.pdf

DUARTE, N. (1993) A Individualidade Para-Si. Campinas: Autores Associados.

DUARTE, N. (2000a) Vigotski e o “Aprender a Aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados.

DUARTE, N. (2000b) Sobre o construtivismo: contribuições a uma análise crítica. Campinas: Autores Associados.

DUARTE, N. (2003) Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Campinas: Autores Associados.

GRAMSCI, A. (1982) Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 4a ed.

ILYENKOV, E. V. (1977) The concept of ideal. In: FEDOSEYEV e outros. Philosophy in the URSS - Problems of Dialectical Materialism. Moscou, Progress Publishers, p. 71-99.

LAZARINI, A. Q. (2010) A relação entre capital e educação escolar na obra de Dermeval Saviani: apontamentos críticos. [tese doutorado em educação] Universidade Federal de Santa Catarina, 528p.

LÊNIN, V. I. (1977) Sobre a educação. Volume 1. Lisboa, Seara Nova.

LEONTIEV. A. N. (1978) O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte.

LESSA, S. (2007) Trabalho e proletariado no capitalismo contemporâneo. São Paulo: Cortez.

LUKÁCS, G. (2003) História e consciência de classe. Estudos sobre a dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes.

LUKÁCS, G. (2004) Ontologia del ser social: el trabajo. Buenos Aires: Herramienta.

MARX, K. (1974) Teorias sobre la plusvalía. Tomo 1. Buenos Aires: Cartago.

MARX, K. (1987) Elementos fundamentales para la crítica de la economia política (Grundrisse) 1857-1858. Volumen 2. Mexico: Siglo Veintiuno.

MARX, K. (1996a) O Capital. Livro I. Tomo 1. São Paulo, Círculo do Livro.

MARX, K. (1996b) O Capital. Livro I. Tomo 2. São Paulo, Círculo do Livro.

MARX, K; ENGELS, F. (2005). Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Boitempo.

MÉSZÁROS, I. (2005) A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo.

MILLOT, C. (1987) Freud antipedagogo. Rio de Janeiro: Zahar.

SAVIANI, D. (1982) Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortes & Autores Associados, 2a ed.

SAVIANI, D. (2003) Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 8a ed.

SAVIANI, D. (2005) Educação socialista, pedagogia histórico-crítica e os desafios de uma sociedade de classes. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (orgs.) (2005) Marxismo e

Educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados, p. 223-274.

TONET, I. (2007) Educação contra o capital. Maceió: EDUFAL.

Downloads

Como Citar

DUARTE, N.; FERREIRA, B. de J. P.; MALANCHEN, J.; MULLER, H. V. de O. A pedagogia histórico-crítica e o marxismo: Equívocos de (mais) uma crítica à obra de Dermeval Saviani. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 41e, p. 38–57, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i41e.8639894. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639894. Acesso em: 30 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos