Resumo
Como o próprio título indica, este artigo trata da formação do educador na perspectiva marxista, que se significa compreender o educador como inserido na sociedade, fazendo parte da totalidade, sujeito às contradições e antagonismos sociais, próprios da realidade em que se encontra inserido. Apesar de se ocupar de um tema aparentemente batido, procura trazer para a discussão elementos que ainda não foram suficientemente considerados acerca da temática em questão. Para isso, tomando um significativo distanciamento metodológico, aos poucos, procura ir desvelando e fugindo das aparências, buscando a essência da problemática da formação de professores. A temática proposta para esta discussão, por um lado, remete para a problemática da formação do professor, para o como e de que forma o educador está sendo formado e, por outro, para o como e de que forma deve ser preparado para educar.
Referências
Bíblia Sagrada. São Paulo: 26a Ed., 1979.
MARX, K. Para a crítica de economia política. In: MARX, K. Manuscritos Econômicos e Filosóficos e outros textos escolhidos. 5a Ed., São Paulo: Nova Cultural, 1991, p. 17. (Os Pensadores). Seleção de textos de José Arthur Giannotti e tradução de José Carlos Bruni. [et al.].
MARX, K. Prefácio à “contribuição à Crítica de Economia Política”. In: MARX, K. e ENGELS, F. Obras Escolhidas. São Paulo: Alfa-Omega, s/d.
MARX, K. O 18 Brumário de Louis Bonaparte, 1987.
MARX, K. Introdução à crítica da filosofia do Direito de Hegel. In: MARX, K. A questão judaica. 5a Ed., São Paulo: Centauro, 2000.
MARX, K. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, K e ENGESL, F. Ideologia Alemã. Lisboa: Avante, 1981
ORSO, Paulino José. Educação na sociedade de classes: possibilidades e limites. In: ORSO, P. J., GONÇALVES, S. R. e MATTOS, V. M. Educação e Lutas de Classes. São Paulo: Expressão popular, 2008.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 9a edição, São Paulo: Cortez editora, 1994.
PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e Existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1979.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.