Escola pública e classes sociais em Marx: alguns apontamentos

Autores

  • João Carlos da Silva UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639901

Palavras-chave:

Educação. Classes sociais. Alienação. Ideologia

Resumo

Este artigo é resultado das leituras e reflexões realizadas no grupo de estudo sobre as obras de Marx e Engels, como parte das atividades desenvolvidas no interior do grupo de pesquisa HISTEDOPR- GT, Cascavel, PR. Em linhas gerais discutimos alguns elementos constitutivos da relação entre educação e classes sociais. O tema das classes sociais está no centro da concepção marxista ao fornecer ferramentas para compreender, a sociedade capitalista, em sua totalidade plena de contradições. Conclui que a globalização financeira significou a mundialização da crise, a partir do tensionamento na relação capital trabalho. A burguesia como classe hegemônica não consegue expressar projeto de superação do estado atual, ao mesmo tempo em que se coloca como classe destrutiva gerando violência, miséria social e cultural. Procuramos neste sentido contribuir com o debate acerca da temática em tela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos da Silva, UNIOESTE

Doutor em História e filosofia da Educação/FE-UNICAMP. Professor no Colegiado do Curso dePedagogia/UNIOESTE, Cascavel, PR Membro do Grupo de pesquisa HISTEDBR/GT-Cascavel.

Referências

ENGELS, F. Do socialismo utópico ao socialismo científico. São Paulo: Global, 1998.

CHESNAY, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

LÊNIN. V. Que Fazer? SP: Hucitec, 1986.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2002. (Col. A obra prima de cada autor)

MARX, Karl. O Capital. VI. São Paulo: Difel, 1985.

MARX, Karl. Para a Crítica da Economia Política do Capital: o rendimento e suas fontes. São Paulo: Nova Cultural, 2000. (Col. Os Pensadores)

MARX, Karl. A ideologia Alemã V.1. São Paulo, Martins Fontes, 1984.

MARX, Karl. A ideologia Alemã: Teses sobre Feuerbach. SP: Moraes, 1984.

MARX, Karl. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. In: Obras Escolhidas V1. Alfa Omega.

MARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. In. Obras escolhidas. V.1. SP: Alfa Omega

MARX, Karl. As lutas de classes na França de 1848 a 1850. In. Obras escolhidas. V.1. SP: Alfa Omega.

MARX & ENGELS. Crítica da educação e do ensino. Introdução e notas de Roger Dangeville. Lisboa – Portugal: Moraes Editores, 1978.

MARX & ENGELS. Manifesto do Partido Comunista. Prólogo de José Paulo Neto: São Paulo: Cortez, 1998.

MARX & ENGELS. Introdução à crítica da filosofia do Direito de Hegel. In. Obras escolhidas. V.1. SP: Alfa Omega.

GRAMSCI, A. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Editora Civilização Brasileira S.A. Rio de Janeiro-RJ, 8a edição, 1991

SNYDERS, George. Escola, classe e luta de classes. 2. ed. Portugal, Lisboa: Moraes, 1981.

Downloads

Como Citar

SILVA, J. C. da. Escola pública e classes sociais em Marx: alguns apontamentos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 41e, p. 146–155, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i41e.8639901. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639901. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos