Educação: a crítica leninista

Autores

  • Máuri de Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639906

Palavras-chave:

Crítica. Leninismo. Marxismo. Teorias Novidadeiras

Resumo

Trata o presente trabalho de criteriosa e rigorosa análise e inspeção da educação brasileira no âmbito das universidades públicas, a partir do estudo da obra Lenin que deixou ao passo com suas obras econômicas e políticas, obras filosóficas de primeiro plano. Lenin argüiu que o primado do capital sobre o trabalho continuaria caso a luta de classes permanecesse latente ou apenas revelando-se esporádicas, espontâneas. O caráter complexo e singular da intensificação da luta ideológica após a débâcle do Leste Europeu reavivou meu interesse pelo resgate da obra de Lenin por entendê-la um incontornável contributo ao marxismo e à crítica da educação na cidade do capital. Sem embargo, a obra leniniana é um alento teórico crítico e revolucionário à construção de uma prática revolucionária direcionada para a construção de uma nova sociedade despojada das contradições imanentes ao modo capitalista de produção da existência.

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Biografia do Autor

Máuri de Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Associado I da Universidade Federal do Espírito Santo. Licenciado em Educação Física. Doutor em Educação (área de concentração filosofia e história da educação). Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Trabalho e Educação do HISTEDR-FE / UNICAMP. Pesquisador Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, História, Tempo Livre e Educação – MHTLE / Universidade Estadual de Londrina / UEL

Referências

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Como Citar

CARVALHO, M. de. Educação: a crítica leninista. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 41e, p. 225–239, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i41e.8639906. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639906. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos