Resumo
O presente texto resulta de reflexões e discussões em torno das bases filosóficas e políticas presentes e inspiradoras dos discursos, práticas e propostas educacionais para o campo. O pano de fundo que sustenta as reflexões aqui apresentadas é constituído pela discussão sobre os fundamentos de uma pedagogia socialista, articulado às categorias educação, trabalho e movimento social. Assim, discute-se se é possível uma leitura marxista sobre os discursos e práticas educacionais no campo como possibilidade de uma pedagogia socialista a partir das experiências implementadas no seio da revolução russa de 1917 que é resgatada como forma de oferecer subsídios à discussão em torno de propostas alternativas de educação do campo, no Brasil. No texto, discutimos a necessidade de se revitalizar a discussão em torno dessas práticas a partir de questões fundamentais e necessárias que remetem aos ideais originais do socialismo. Ao final discutimos a tendência ao ecletismo teórico e metodológico assumido pelo “movimento por uma educação do campo”, bem como a concepção pragmática da realidade, que se encontra nas propostas educacionais vigentes e a necessidade de revisitar os postulados das pedagogias socialistas iniciais como forma de identificar a pauta necessária que deverá compor a agenda de qualquer forma de educação popular.
Referências
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. (Trad. Walter Jose Evangelista). 6 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1992. (Biblioteca de Ciências Sociais; v.25).
BOURDIEU, P. J.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. (Trad. Reynaldo Bairao). 2 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982. (Serie Educacão em Questão).
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.
ENGELS, Friedrich. Anti-Dühring. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979 (2a. ed.).
FÉLIX, C. E; MOREIRA, R. C.; SANTOS, C. R. Pistrak e o sistema do complexo na escola do trabalho. Revista Práxis Educacional, n. 3, 2007, pp. 211-229.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FRIGOTTO, G. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teóricos e práticos. Em M. Gomez, G. Frigotto, M. Arruda, M. Arroyo e P. Nosella, Trabalho e Conhecimento: dilemas na educação do trabalhador (pp. 13-26). São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1987.
LENINE, V.I.. Obras Escolhidas - Volume 1. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1982.
LOMBARDI, José Claudinei. Reflexões Sobre Educação e Ensino na Obra de Marx e Engels, Unicamp – Faculdade de Educação - 2010
MARX, K.. "Crítica ao Programa de Gotha". In: MARX, K. e F. Engels. Obras Escolhidas - Volume 2. São Paulo: Alfa-Omega, s/d., p. 203-225.
MARX, K.. "Prefácio da 1a. Edição". In: MARX, K.. O Capital - Livro 1, Volume 1, São Paulo: DIFEL, 1982 (7a. ed.), p. 3-7.
MARX, K.. Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo: Martins Fontes, 1983 (2a. ed.).
MARX, K.. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, K. e F. Engels. Obras Escolhidas - Volume 3. São Paulo: Alfa-Omega, s/d., p. 208-210.
MARX, Karl e Engels, Friedrich. A Ideologia Alemã.... Lisboa: Editorial Presença; Brasil: Livraria Martins Fontes. [s.d.]. Volume I (311 p.) e Volume II (457 p.).
MARX, Karl e F. Engels. Obras Escolhidas - Volume 1. São Paulo: Alfa-Omega, s/d.
MARX, Karl e F. Engels. Obras Escolhidas - Volume 2. São Paulo: Alfa-Omega, s/d.
MARX, Karl e F. Engels. Obras Escolhidas - Volume 3. São Paulo: Alfa-Omega, s/d.
MARX, Karl e F. Engels. Obras Escolhidas - Volume 3. São Paulo: Alfa-Omega, s/d.
MARX, Karl. O capital. Crítica da Economia Política. Livro Primeiro. VOLUME I. O Processo de Produção do Capital. TOMO 2 (Capítulos XIII a XXV). São Paulo, Editora Nova Cultural, 1996. (Os Economistas).
PISTRAK, M. Fundamentos da escola do trabalho. (Trad. Daniel Aarão Reis Filho). São Paulo: Expressão popular, 2005.
RIBEIRO, M. Trabalho e educação no movimento camponês: liberdade ou emancipação? Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 42, 2009, pp. 423-439.
SOARES, R. D. A concepção socialista da educação e os atuais paradigmas da qualificação para o trabalho: notas introdutórias. Educação & Sociedade, n. 58, 1997, pp. 142-155.
TRAGTENBERG, M. Pistrak: uma pedagogia socialista. In: M. M. PISTRAK, Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 7-24
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.