Algumas questões sobre educação e ensino em Marx e Engels

  • José Claudinei Lombardi UNICAMP
Palavras-chave: Modo de Produção. Educação e Ensino. Marx e Engels

Resumo

Este texto delineia alguns apontamentos sobre a educação e ensino em Marx e Engels, tendo como central a categoria Modo de Produção. para a análise e compreensão da educação (e nela todo o aparato escolar). A educação, como um aspecto ou dimensão da vida social, surge e se desenvolve no interior de um modo de produção determinado, nos movimentos contraditórios que emergem do processo das lutas entre classes e frações de classe. Neste sentido, a escola moderna surge decorrente das lutas de classes, assumindo os contornos dos embates políticos passaram a se contrapor – o burguês e o proletário. Em oposição à unilateralidade da educação moderna burguesa apresenta fundamentos da proposta pedagógica comunista, na defesa da combinação entre trabalho produtivo e educação. Entre os debates, propostas e práticas pedagógicas marxistas no Brasil defendo que a principal sistematização e difusão ocorre através da pedagogia histórico-crítica criada por Dermeval Saviani, principal elaborador e referência dessa concepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Claudinei Lombardi, UNICAMP

Livre docente em Filosofia e História da Educação e docente da Faculdade de Educação da UNICAMP. É coordenador executivo do HISTEDBR. Bolsa de pesquisador pelo CNPq.

Referências

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo : Editora da UNESP, 1999.

DUARTE, Newton. (2000a). Vigotski e o Aprender a Aprender: críticas às apropriações neoliberais da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados.

DUARTE, Newton. (2000b) (org.). Sobre o Construtivismo: contribuições a uma análise crítica. Campinas: Autores Associados.

DUARTE, Newton. (2003). Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões?. Campinas: Autores Associados.

ENGELS, F.. A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra. São Paulo : Global, 1986.

LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J.L.. Capitalismo, Trabalho e Educação. CAMPINAS – SP : Autores Associados, HISTEDBR, 2002.

LOMBARDI, J.C. A educação e a Comuna de Paris: notas sobre a construção da escola pública, laica, gratuita e popular. In: ORSO, P. J.; LERNER, F.; BARSOTTI, P. (Orgs.) A Comuna de Paris de 1871: história e atualidade. São Paulo: Ícone Editora, 2002, p. 65 – 88.

LOMBARDI, J.C. Reflexões sobre educação e ensino na obra de Marx e Engels. Campinas, SP: Tese (livre docência) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, [s.n.], 2010.

LOMBARDI, J.C.. Marxismo e História da Educação: algumas reflexões sobre a historiografia educacional brasileira recente. Campinas - SP : UNICAMP, 1993 (Tese de Doutorado).

LOMBARDI, J.C., SAVIANI, Dermeval (orgs.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas, SP : Autores Associados; HISTEDBR, 2005.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo : Cortez : Autores Associados, 1989.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas, SP : Autores Associados, 2011.

MARX e Engels. A Ideologia Alemã: crítica da filosofia alemã mais recente na pessoa dos seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirnes, e do socialismo alemão na dos seus diferentes profetas. Volume I e II. Lisboa : Editorial Presença; Brasil : Livraria Martins Fontes. [s.d.]

MARX, K. "Prefácio". MARX, K.. Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo: Martins Pontes, 1983 (2a. ed.).

MARX, K.. O Capital: Crítica da Economia Política - Livro 1, Volume 1. São Paulo: DIFEL, 1982 (7a. ed.)

MARX, K.. O Capital: Crítica da Economia Política - Livro 1, Volume 2. São Paulo: DIFEL, 1982 (7a. ed.).

MARX & ENGELS. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1983. [há uma edição mais recente: MARX e ENGELS. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Centauro, 2004].

NOGUEIRA, Maria Alice. Educação, saber, produção em Marx e Engels. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1990.

SAVIANI, D.. Educação e questões da atualidade. São Paulo : Livros do Tatu: Cortez, 1991

SAVIANI, Dermeval. “Modo de produção e a pedagogia histórico-crítica”. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 1, n. 1, p. 110-116, jun. 2009. Acesso eletrônico pelo seguinte link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/germinal/article/view/2649/2303

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo : Cortez : Autores Associados, 1987.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. In: Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007, p. 152-180.

SUCHODOLSKI, Bogdan. A Pedagogia e as Grandes Correntes Filosóficas. Lisboa - Portugal : Livros Horizonte, 1992.

Como Citar
Lombardi, J. C. (1). Algumas questões sobre educação e ensino em Marx e Engels. Revista HISTEDBR On-Line, 11(41e), 347-366. https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639914
Seção
Artigos