O conceito científico de progresso e objetividade e a sua crítica por Nietzsche

  • Peter Johann Mainka Institut für Geschichte der Universität Würzburg
Palavras-chave: Nietzsche. Friedrich. História das ciências. Historiografia. Epistemologia. Século XIX

Resumo

Na segunda metade do século XIX, as ciências que predominavam na Alemanha eram as ciências naturais sob a influência do Positivismo e as ciências históricas sob a influência do Historicismo. A base das suas ciências era o Objetivismo, que versava sobre a possibilidade de um conhecimento absoluto e objetivo da realidade. Ante estas tendências gerais da história da ciência no século XIX, a parte principal deste artigo apresenta a contribuição de Friedrich Nietzsche para essa discussão com base em sua Segunda Consideração Extemporânea de 1874, Sobre a utilidade e a desvantagem da história para a vida. - Nesse escrito, Nietzsche refletia, filosoficamente, como observador atento do seu tempo, sobre a história e historiografia, sempre estendendo as suas considerações às questões fundamentais da cultura e da educação, como das ciências em geral. O seu ponto de vista, portanto, ficava fora das ciências (históricas) e também acima delas. A base das suas reflexões era a vida presente e atual, o homem individual e ativo e a sua ação imediata. No âmago desses critérios, Nietzsche desenvolveu a sua crítica forte e radical das tendências culturais, educacionais e científicas do seu tempo. Quanto à teoria do conhecimento, Friedrich Nietzsche representa, com a sua crítica ao conhecimento absoluto e objetivo, uma ponte entre Immanuel Kant, no fim do século XVIII, e o início do século XX, quando o pensamento kantiano, que versava sobre a possibilidade de somente um conhecimento relativo, foi retomado por Max Weber e representantes famosos das ciências naturais, mas a crítica nietzschiana não tinha efeitos naquele tempo.

Biografia do Autor

Peter Johann Mainka, Institut für Geschichte der Universität Würzburg
Institut für Geschichte der Universität Würzburg (Instituto de História da Universidade de Würzburg)/Alemanha.

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Como Citar
Mainka, P. J. (1). O conceito científico de progresso e objetividade e a sua crítica por Nietzsche. Revista HISTEDBR On-Line, 13(53), 4-15. https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640190
Seção
Artigos