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Redes de sociabilidade intelectual e educação: atuação de Castro Pinto e Carlos Dias Fernandes na primeira república
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Palavras-chave

Educação. Intelectuais. Ação Política. Redes de sociabilidade

Como Citar

COSTA, Jean Carlo de Carvalho; ESPÍNDOLA, Maíra Lewtchuk; GALVÍNCIO, Amanda Sousa. Redes de sociabilidade intelectual e educação: atuação de Castro Pinto e Carlos Dias Fernandes na primeira república. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 53, p. 56–77, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i53.8640193. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640193. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender, a partir da atuação de João Pereira de Castro Pinto e Carlos Dias Fernandes, os mecanismos de ação política e de sociabilidade lançados por esses sujeitos, cujas estratégias privilegiaram a educação como locus fulcral do processo de modernidade. As fontes utilizadas neste estudo foram: as mensagens dos presidentes do estado da Parahyba, os verbetes biográficos, as matérias do jornal A União e as cartas trocadas entre os intelectuais. Castro Pinto concebeu mudanças necessárias para a modernidade do estado a partir da maturação da necessidade de reformas que envolvessem a cidade e a educação, as quais deveriam introduzir novos hábitos e comportamentos no povo. O retorno de Carlos Dias Fernandes ao estado da Parahyba fez parte das reformas empreendidas pelo governo de Castro Pinto. A imprensa oficial, desse modo, assumiu função pedagógica através da circulação de notícias, publicação de novos livros e incentivo à intelectualidade local. Carlos Dias Fernandes desempenhou papel de destaque no cenário cultural local mediante a interlocução das ideias que circulavam nacionalmente e foi representado como mestre da juventude do estado.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640193
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