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Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e o movimento renovador na educação escolar sergipana na década de 1920
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Palavras-chave

Intelectuais da educação. Sergipe. Grupos escolares

Como Citar

AZEVEDO, Crislane Barbosa. Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e o movimento renovador na educação escolar sergipana na década de 1920. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 53, p. 92–114, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i53.8640195. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640195. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste texto apresentamos resultados de pesquisa sobre a educação em Sergipe no início do século XX, com foco nas representações acerca da educação presentes em intelectuais sergipanos na década de 1920 e o papel desempenhado por estes frente à instrução pública do estado. Entre tais agentes destacam-se Graccho Cardoso, Abdias Bezerra e José de Alencar Cardoso. Em termos metodológicos trabalhamos com pesquisa bibliográfica e documental. Com base na perspectiva da história cultural a partir dos conceitos de apropriação e representação definidos por Chartier (1990) tornou-se possível a compreensão dos processos educacionais do período. Durante o governo de Graccho Cardoso em Sergipe (1922-26), estiveram no comando da Diretoria da Instrução os professores Abdias Bezerra e José de Alencar Cardoso, ambos, dotados de uma sólida formação científica. Tais jovens intelectuais sergipanos representavam, no governo Graccho, apoio para a efetivação de um projeto político de modernização do estado por meio da educação.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640195
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