Cultura geral e escola unitária em Gramsci

Autores

  • Jarbas Mauricio Gomes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640198

Palavras-chave:

Antonio Gramsci. Escola Unitária. Cultura

Resumo

Este texto analisa o pensamento educacional do italiano Antonio Gramsci (1891-1937), explora a relação entre a questão cultural e o programa educativo gramsciano, a Escola Unitária. O texto está estruturado em três partes: a primeira, é uma breve caracterização da obra de Gramsci e de sua publicação no Brasil; a segunda, explora a questão cultural em Gramsci a partir dos escritos pré-carcerários e evidencia o papel da cultura na educação das novas gerações; a terceira, trabalha a relação entre a questão cultural e a concepção gramsciana de Escola Unitária, destacando a defesa de Gramsci por uma escola única, gratuita e de qualidade para todos. Uma escola voltada para a formação integral do homem, capaz de difundir a cultura geral e humanista, garantir a aquisição da disciplina (de estudo) e da autonomia necessárias ao desenvolvimento físico e intelectual das novas gerações.

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Biografia do Autor

Jarbas Mauricio Gomes, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM), Maringá Paraná. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar). Trabalho realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq.

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Como Citar

GOMES, J. M. Cultura geral e escola unitária em Gramsci. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 53, p. 153–172, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i53.8640198. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640198. Acesso em: 28 set. 2021.

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