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Práticas de psicologia experimental e pedagogia científica na escola normal secundária de São Carlos: a concepção do educador paulista João Toledo
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Palavras-chave

João Toledo. Escola Normal. Psicologia Experimental. Pedagogia Científica

Como Citar

PINHEIRO, Maria de Lourdes. Práticas de psicologia experimental e pedagogia científica na escola normal secundária de São Carlos: a concepção do educador paulista João Toledo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 53, p. 173–182, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i53.8640199. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640199. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Numa perspectiva histórico-cultural e abrangendo o período de 1913 a 1921, este artigo apresenta uma discussão sobre a implantação da cadeira de Psicologia Experimental, Pedagogia e Educação Cívica e do Gabinete de Antropologia Pedagógica e Psicologia Experimental na Escola Normal Secundária de São Carlos, que servia aos professores da referida cadeira para a realização de exames psico-antropométricos. Exames de alunos parecem ter sido feitos regularmente de 1913 até aproximadamente 1920, mas, como se limitavam aos aspectos antropométricos, João Toledo, então lente da Escola Normal Secundária de São Carlos, manifestou sua crítica em periódicos educacionais que circulavam naquele momento.
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640199
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