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Paulo Freire: impacto e apropriação da sua obra na produção da pós-graduação no Brasil (1987-2010)
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Palavras-chave

Paulo Freire. Produção científica. Impacto científico. Educação. Pós-graduação

Como Citar

GAMBOA, Silvio Sánchez; GERBASI, Luciana Barbosa. Paulo Freire: impacto e apropriação da sua obra na produção da pós-graduação no Brasil (1987-2010). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 53, p. 305–317, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i53.8640206. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640206. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A pretensão de aprofundamento sobre o impacto do trabalho de Paulo Freire na produção de pesquisas na pós-graduação stricto sensu no Brasil, bem como as formas de apropriação de seu pensamento delimitam a problematização que gerou este estudo. Sua influência é significativa no campo da educação, dos movimentos sociais, da extensão rural, da política educacional e da teologia da libertação, no entanto, é pouco conhecida a sua repercussão na produção de investigação científica. O objetivo central é limitado à análise das diferentes leituras e apropriações do trabalho de Paulo Freire apresentadas na pesquisa produzida em programas de pós-graduação entre 1987 e 2010. Os resultados indicam que a obra de Paulo Freire está presente em forma direta em 233 dissertações e 138 teses, localizados em 32 diferentes universidades e suas referências são utilizadas numa ampla gama de temáticas e áreas de concentração. A desigual apropriação das categorias geradoras: ser-no-mundo (realidade), ser-com-outros (o diálogo) e ser inconcluso (liberdade/libertação), indicam inconsistências com a visão do mundo do pensamento de Freire. A categoria "diálogo" é amplamente utilizada, no entanto, as categorias "liberdade/libertação" e "realidade", indicando a dinâmica e permanente transformação histórica são pouco utilizadas.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640206
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