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Helena Antipoff e o desenvolvimento da educação especial no Brasil (1929-1961)
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Palavras-chave

Helena Antipoff. Educação Especial. Excepcionais

Como Citar

RAFANTE, Heulalia Charalo; LOPES, Roseli Esquerdo. Helena Antipoff e o desenvolvimento da educação especial no Brasil (1929-1961). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 53, p. 331–356, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i53.8640208. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640208. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa histórica, baseada em fontes documentais e pesquisa bibliográfica, que analisa o desenvolvimento da Educação Especial no Brasil (1929-1961). Tem como referência a trajetória da educadora Helena Antipoff, seus princípios teóricos e metodológicos, as motivações para sua vinda ao país, sua atuação no ensino brasileiro, que levou à criação da Sociedade Pestalozzi (1932), assim como as ações que empreendeu na área da educação especializada até a década de 1960. O resultado da pesquisa evidenciou a importante participação de Antipoff no desenvolvimento da Educação Especial brasileira. O recorte temporal se justifica pela chegada de Antipoff ao país (1929) e a inserção da Educação Especial na primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 4024/61).

https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640208
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