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A face opaca da república: Izabel Esteves de Freitas e as escolas de primeiras letras em Itabaiana (1926-1932)
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Palavras-chave

História da Educação. Instiuições escolares. Práticas escolares

Como Citar

SANTOS, Magno Francisco de Jesus. A face opaca da república: Izabel Esteves de Freitas e as escolas de primeiras letras em Itabaiana (1926-1932). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 53, p. 403–413, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i53.8640212. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640212. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo temos o intuito de compreender as nuances da professora Izabel Esteves de Freitas durante a Primeira República na escola de primeiras letras. Este foi um período em que a cidade de Itabaiana passou importantes transformações. A cidade que há pouco tempo deixara de ser vila transformava-se rapidamente. A reflexão seguiu os insumos teóricos e categorias analíticas de Pierre Bourdieu, através das quais pudemos observar os principais aspectos da realidade educacional sergipana durante a Primeira República, com ênfase para a vida educacional de Itabaiana, apresentada por meio da escola que estava sob a responsabilidade da professora Izabel Esteves de Freitas. Com isso, tornou-se possível compreender a educação nas primeiras décadas republicanas por um ângulo diferenciado, oposto à visão tradicional preza aos grupos escolares.

 

https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640212
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