O curso de pedagogia da FURG constituindo diferentes sentimentos de pertencimento

Autores

  • Suzane da Rocha Vieira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Cleuza Maria Sobral Dias Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Vanise dos Santos Gomes Universidade Federal do Rio Grande – FURG

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640264

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia. Diretrizes Curriculares. Pedagogo

Resumo

O presente trabalho discute a trajetória do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, verificando as modificações pelas quais o curso e a universidade passaram nos últimos anos, face a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. O Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia-Licenciatura é analisado destacando seus objetivos, intencionalidades, bem como a organização curricular com o propósito de destacar as principais mudanças ocorridas no currículo do curso, considerando o fim das habitações e sua implicação na identificação dos estudantes com o curso, no perfil do egresso do curso, e, nesse processo, instituindo diferentes sentimentos de pertencimento ao curso. Por fim, verificou-se que o oferecido pela FURG atende a legislação vigente, apresentando um currículo bastante generalista, focado na formação de professores para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e possui a docência como eixo central da formação.

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Biografia do Autor

Suzane da Rocha Vieira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Mestre em Educação – UFSC e doutora em Educação Ambiental – FURG. Pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância.

Cleuza Maria Sobral Dias, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Mestre em Educação e doutora em Educação – PUC-RS. Pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância e do Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos e em Alfabetização.

Vanise dos Santos Gomes, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Professora Adjunda do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Mestre em Educação e doutora em Educação – PUC-RS. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos e em Alfabetização.

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Publicado

2013-09-20

Como Citar

VIEIRA, S. da R.; DIAS, C. M. S.; GOMES, V. dos S. O curso de pedagogia da FURG constituindo diferentes sentimentos de pertencimento. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 51, p. 64–79, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i51.8640264. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640264. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos