Vestígios da presença das ideias educacionais de John Dewey em uma escola normal paulista nas décadas de 10 e 20 do século XX

Autores

  • Michele Varotto Universidade Federal de São Carlos
  • Alessandra Arce Hai Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640274

Palavras-chave:

História das Ideias Pedagógicas. John Dewey. Escola Normal. Formação de professores. Escola Nova

Resumo

O presente artigo propõe-se a investigar como as ideias educacionais de John Dewey foram apropriadas na formação de professores no interior da Antiga Escola Normal Secundária de São Carlos–SP. Para compreender esses preceitos buscou-se estudar e analisar os artigos publicados na Revista da Escola Normal de São Carlos (feita sob a responsabilidade dos docentes da instituição, entre 1916-1923), na qual se destacaram pela apropriação e discussão direta das concepções educacionais de John Dewey. Os resultados obtidos por esse estudo demonstram a presença e apropriação de John Dewey no interior da instituição, bem como permitem a compreensão do movimento das ideias pedagógicas de John Dewey no contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Varotto, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – PPGE/UFSCar. Bolsista FAPESP. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – PPGE/UFSCar. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Alessandra Arce Hai, Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Doutora em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara e pós-doutora em História e Filosofia da Educação pela UNICAMP. Atualmente é bolsista produtividade em pesquisa pelo CNPq.

Referências

CUNHA, Marcus Vinícius da. John Dewey, Uma filosofia para educadores em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2002.

DEWEY, John. Early Essays and Leibniz’s new essays concerning the human understanding. In: DEWEY, John. The Early Works, 1882-1898. 2a Ed. Volume 01: 1882-1888. Sourthern Illinois University Press, 2008a.

DEWEY, John. Psychology. In: DEWEY, John. The Early Works, 1882-1898. Volume 02: 1887. Sourthern Illinois University Press, 1967.

DEWEY, John. Early Essays and Outlines of a critical theory of Ethics. In: DEWEY, John. The Early Works, 1882-1898. 2a Ed. Volume 03: 1889-1892. Sourthern Illinois University Press, 2008b.

DEWEY, John. Early Essays. In: DEWEY, John. The Early Works, 1882-1898. 2a Ed. Volume 05: 1895-1898. Sourthern Illinois University Press, 2008c.

DEWEY, John. The School and Society. In: DEWEY, John. The Middle Works, 1899-1924. Volume 01: 1899-1901. Sourthern Illinois University Press, 1976. p.01-109.

DEWEY, John. The Educational Situation. In: DEWEY, John. The Middle Works, 1899-1924. Volume 01: 1899-1901. Sourthern Illinois University Press, 1976. p.257-313.

DEWEY, John. Schools of To-Morrow. In: DEWEY, John. The Middle Works, 1899-1924. Volume 08: 1915. Sourthern Illinois University Press, 1979. p.205-413.

MELO, Luis Correia de. Dicionário de Autores Paulistas. São Paulo: Gráfica Irmãos Andriole, 1954. (Comissão do IV Centenário da cidade de São Paulo).

MONARCHA, Carlos. Escola Normal da Praça: o lado noturno das luzes. Campinas: Editora Unicamp, 1999.

MONARCHA, Carlos. Brasil arcaico, Escola Nova: ciência, técnica e utopia nos anos 1920-1930. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.

MONARCHA, Carlos. Professor João Augusto de Toledo na Revista da Escola Normal de São Carlos: temas e motivos. In: ARCE, Alessandra; NERY, Ana Clara Bortoletto (Orgs). Ideias Pedagógicas em Movimento: Produção de saberes na Escola Normal de São Carlos. São Carlos: EdUFSCar, 2011.

NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo - EdUSP, 2009.

NEVES, Ary Pinto das. São Carlos na esteira do tempo. São Carlos: EdUFSCar, 2007.

PINHEIRO, Maria de Lourdes. Trajetória e interlocuções do educador paulista João Toledo (1900-1939): a permanência dos modelos de lição. DOUTORADO. Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação – UNICAMP – Programa de Pós-Graduação em Educação. Campinas, 2009. Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Menezes.

SAVIANI, Dermeval. História das Idéias Pedagógicas no Brasil. Campinas/SP: Autores Associados, 2007. (Coleção Memória da Educação).

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de Civilização: A Implantação da Escola Primária Graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Editora Unesp, 1998.

TRUZZI, Oswaldo. Café e Indústria - São Carlos: 1850-1950. São Carlos: EdUFSCar, 2007.

REVISTAS:

Revista da Escola Normal de São Carlos, ano I, número 1, de 12 novembro de 1916.

Revista da Escola Normal de São Carlos, ano II, número 3, de 11 dezembro de 1917.

Revista da Escola Normal de São Carlos, ano III, número 4, de junho de 1918.

Revista da Escola Normal de São Carlos, ano III, número 5, de dezembro de 1918.

Revista da Escola Normal de São Carlos, ano IV, número 6, de junho de 1919.

Revista da Escola Normal de São Carlos, ano IV, número 7, de dezembro de 1919.

Revista da Escola Normal de São Carlos, ano V, número 8, de junho de 1920.

Revista da Escola Normal de São Carlos, anoV , número 9, de novembro de 1920

Revista da Escola Normal de São Carlos, ano VI, número 10, de junho de 1921.

Revista da Escola Normal de São Carlos, ano VI, número 11, de dezembro de 1921.

Revista da Escola Normal de São Carlos, ano VII, número 12, de dezembro de 1922.

Revista da Escola Normal de São Carlos, ano VIII, número 13 de dezembro de 1923.

Downloads

Publicado

2013-09-20

Como Citar

VAROTTO, M.; HAI, A. A. Vestígios da presença das ideias educacionais de John Dewey em uma escola normal paulista nas décadas de 10 e 20 do século XX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 51, p. 222–237, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i51.8640274. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640274. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos