Formação e certificação em massa e abordagens do multiculturalismo e das competências na educação a distância: implicações ao trabalho docente

Autores

  • João dos Reis Silva Júnior UFSCar
  • Tânia Barbosa Martins UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640275

Palavras-chave:

Educação a Distância. Multiculturalismo. Pedagogia das Competências. Trabalho Docente

Resumo

O objetivo é compreender a suposta tensão na expansão da educação a distância (EaD) entre um sistema tecnológico de formação e certificação em massa e o respeito às necessidades individuais e diversidades culturais e as consequências decorrentes para o trabalho docente. Apresenta-se as interpretações sobre a EaD oriundas do paradigma da sociologia industrial e dos modelos de produção flexíveis, mediadas pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e pelas influências das abordagens do multiculturalismo e das pedagogias das competências. Conclui-se que a tensão entre formação e certificação em massa e o respeito às diversidades culturais é apenas aparente; uma suposta tensão, já que as propostas de educação destas abordagens negligenciam o conhecimento, promove e reforça a formação em massa, consequentemente, torna secundário o papel do professor e prioriza o surgimento e consolidação do tutor como mero apêndice do processo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João dos Reis Silva Júnior, UFSCar

Doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, com pós-doutorado em Sociologia pela Unicamp e em Economia pela USP. Professor da UFSCar.

Tânia Barbosa Martins, UFSCar

Tânia Barbosa Martins - Doutoranda em Educação pela UFSCar. Bolsista FAPESP.

Referências

ALVES, Giovanni. O novo (e precário) mundo do trabalho: Reestruturação produtiva e crise do sindicalismo. São Paulo. Boitempo, 2000.

ARAÚJO, Ivanildo Amaro. Textos, contextos e intertextos do trabalho pedagógico do(a) professor(a) – mediador(a) no curso PIE/FE –UNB. Tese de doutorado. UNICAMP. Campinas. 2007.

ARAÚJO, Viviane Patrícia Colloca. A multiculturalidade nas políticas educacionais e a formação de professores: Brasil e Portugal. Tese de doutorado. UFSCar. São Carlos. 2009.

ARCE, Alessandra. Educação a distância: “cavalo de tróia” na formação do pedagogo? In: SOUZA, D. D.; FLORESTA, M.G.S.; SILVA JÚNIOR, J.R. (Orgs.). Educação a distância: diferentes abordagens críticas. São Paulo: Xamã, 2010, p. 77-87.

ARETIO, Lorenzo García. La educación a distância: De la teoria a la práctica. Barcelona: Ariel. 2002.

BELLONI, Maria Luiza, Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados. 2003.

DELLA FONTE, Sandra Soares; LOUREIRO, Robson. Educação escolar e o multiculturalismo intercultural: crítica a partir de Simone de Beauvoir. In: Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 3 (66), p. 177-193, set./dez. 2011.

DELORS, Jacques. Educação: Um tesouro a descobrir. São Paulo, Cortez, 1998.

DUARTE, Newton. Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar. In: Cadernos CEDES. Campinas, v.19, n.44. abr. 1998.

FAURE, Edgar. Aprender a Ser. Lisboa. Bertrad, Difusão Européia do livro, 1974.

FURQUIM, L. A.C.V. O papel pedagógico do tutor na EaD: Uma abordagem bibliométrica baseada no Banco de Teses da Capes. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2010.

HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

PETERS, Otto. Duas mudanças estruturais na educação a distância: industrialização e digitalização. São Leopoldo-RS, 2001.

PETERS, Otto. Didática do ensino a distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. São Leopoldo-RS: Ed. Unisinos, 2003.

SACRISTÁN, José Gimeno (et al). Educar por Competências: O que há de novo? Porto Alegre: Artmed, 2011.

SILVA JÚNIOR, J. R; FERRETTI, C. J. O institucional, a organização e a cultura da escola. São Paulo: Xamã, 2004.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.

ZIEDE, Mariangela Kraemer Lenz. A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia – Licenciatura na modalidade a distância – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2008.

Downloads

Publicado

2013-09-20

Como Citar

SILVA JÚNIOR, J. dos R.; MARTINS, T. B. Formação e certificação em massa e abordagens do multiculturalismo e das competências na educação a distância: implicações ao trabalho docente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 51, p. 238-251, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i51.8640275. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640275. Acesso em: 31 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos