Trabalho e educação na construção da Russia socialista

Autores

  • Vanderlei Amboni Universidade Estadual do Paraná
  • Luiz Bezerra Neto Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
  • Maria Cristina dos Santos Bezerra Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640277

Palavras-chave:

Escola do trabalho. Educadores socialistas. Formação Politécnica. Emulação

Resumo

O presente trabalho é um estudo do projeto educacional comunista para a construção da Rússia socialista. Sua base é o texto “A educação na Rússia Revolucionária” de Anatoli Lunatcharski, que foi designado como comissário do povo para a cultura e educação no primeiro governo da URSS. Nosso objetivo é mostrar a construção da escola do trabalho e sua vinculação com a sociedade socialista na busca da omnilateralidade do homem. Neste sentido, a organização da vida escolar está vinculada ao trabalho produtivo e à formação dos valores do homem comunista. Portanto, a produção da vida material e a organização do modo de produção comunista são partes constitutivas do ser omnilateral. Essas são as premissas básicas da escola do trabalho. Assim, teóricos da educação comunista, como Krupskaia, Lunatcharski, Pistrak, etc, procuraram criar e fundamentar a nova escola centrada no trabalho coletivo. Nascia, com isso, a pedagogia socialista.

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Biografia do Autor

Vanderlei Amboni, Universidade Estadual do Paraná

Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí - UNESPAR

Luiz Bezerra Neto, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Universidade Federal de São Carlos

Maria Cristina dos Santos Bezerra, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2013-09-20

Como Citar

AMBONI, V.; BEZERRA NETO, L.; BEZERRA, M. C. dos S. Trabalho e educação na construção da Russia socialista. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 51, p. 266–278, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i51.8640277. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640277. Acesso em: 17 jan. 2022.

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