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Universidade brasileira segundo o inquérito de 1928: ensino, pesquisa e extensão
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Palavras-chave

Associação Brasileira de Educação (A.B.E.). Universidade. Inquérito de 1928. Pesquisa

Como Citar

ARAÚJO, José Carlos Souza. Universidade brasileira segundo o inquérito de 1928: ensino, pesquisa e extensão. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 51, p. 373–382, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i51.8640283. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640283. Acesso em: 21 jul. 2024.

Resumo

O objeto deste é estruturar uma análise das “theses desenvolvidas pela Comissão Organizadora do Inquerito promovido pela ‘A.B.E. [Associação Brasileira de Educação], realizado en 1928 a respeito do problema universitario brasileiro. As referidas ‘theses’, em um total de sete, foram desenvolvidas por intelectuais do Rio de Janeiro. O conteúdo de tais ‘theses’ se ocupa com o modelo de universidade a ser construído, pela recusa a modelos externos ou à sua adaptação, assim como a recusa a um modelo único para o país. A universidade brasileira deveria constituir-se em torno da cultura brasileira, e revelar-se como uma ‘usina mental’, com o objetivo de pensar o Brasil e, ao mesmo tempo, despertar sua consciencia de nacionalidade.  As críticas à falta de organização da educação brasileira são comuns. Tratava-se de repor em novos parâmetros a pedagogia universitária, na qual professores e alunos se apresentavam ao norteamento da Comissão da A.B.E. como figuras-chave.  As referências à aula, aos métodos, ao livro-texto, à situação financeira do professorado, à sua necessária profissionalização, à sua remuneração, à sua formação, à manipulação do ensino superior pelos profissionais liberais, à ação centralizadora da educação por parte do Governo Federal são faces de uma mesma moeda.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640283
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