Universidade brasileira segundo o inquérito de 1928: ensino, pesquisa e extensão

Autores

  • José Carlos Souza Araújo UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640283

Palavras-chave:

Associação Brasileira de Educação (A.B.E.). Universidade. Inquérito de 1928. Pesquisa

Resumo

O objeto deste é estruturar uma análise das “theses desenvolvidas pela Comissão Organizadora do Inquerito promovido pela ‘A.B.E. [Associação Brasileira de Educação], realizado en 1928 a respeito do problema universitario brasileiro. As referidas ‘theses’, em um total de sete, foram desenvolvidas por intelectuais do Rio de Janeiro. O conteúdo de tais ‘theses’ se ocupa com o modelo de universidade a ser construído, pela recusa a modelos externos ou à sua adaptação, assim como a recusa a um modelo único para o país. A universidade brasileira deveria constituir-se em torno da cultura brasileira, e revelar-se como uma ‘usina mental’, com o objetivo de pensar o Brasil e, ao mesmo tempo, despertar sua consciencia de nacionalidade.  As críticas à falta de organização da educação brasileira são comuns. Tratava-se de repor em novos parâmetros a pedagogia universitária, na qual professores e alunos se apresentavam ao norteamento da Comissão da A.B.E. como figuras-chave.  As referências à aula, aos métodos, ao livro-texto, à situação financeira do professorado, à sua necessária profissionalização, à sua remuneração, à sua formação, à manipulação do ensino superior pelos profissionais liberais, à ação centralizadora da educação por parte do Governo Federal são faces de uma mesma moeda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Souza Araújo, UNIUBE

UNIUBE

Referências

AMARAL, Ignácio M. Azevedo. O professor e o alumno. In O problema universitário brasileiro: Inquérito promovido pela Secção de Ensino Technico e Superior da Associação Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Encadernadora, 1929, p. 32-44.

AZEVEDO, Fernando de. A educação na encruzilhada: problemas e discussões. 2a. edição, São Paulo: Melhoramentos, 1960.

CARDOSO, Vicente Licínio. Creação de focos de brasilidade. In O problema universitário brasileiro: Inquérito promovido pela Secção de Ensino Technico e Superior da Associação Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Encadernadora, 1929, p. 19-25.

CARNEIRO, Levi. Legitimidade e conveniência do concurso estadual para a solução do problema universitário. In O problema universitário brasileiro: Inquérito promovido pela Secção de Ensino Technico e Superior da Associação Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Encadernadora, 1929, p. 52-67.

CUNHA, Domingos. A situação financeira do professorado universitário; suas deficiências. In O problema universitário brasileiro: Inquérito promovido pela Secção de Ensino Technico e Superior da Associação Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Encadernadora, 1929, p. 45-51.

CUNHA, Raul Leitão da. A crise actual do ensino, no Brasil – seus factores e seus aspectos. In O problema universitário brasileiro: Inquérito promovido pela Secção de Ensino Technico e Superior da Associação Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Encadernadora, 1929, p. 26-31.

DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO, 1930-1983. Rio de Janeiro: Editora Forense-Universitária: FGV/CPDOC: Financiadora de Estudos e Projetos-FINEP, 1984.

LABOURIAU, F. O problema universitário brasileiro. In O problema universitário brasileiro: Inquérito promovido pela Secção de Ensino Technico e Superior da Associação Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Encadernadora, 1929, p. 7-13.

O PROBLEMA UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO: Inquérito promovido pela Secção de Ensino Technico e Superior da Associação Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Encadernadora, 1929.

ROQUETTE-PINTO, Edgard. Organização universitária. In O problema universitário brasileiro: Inquérito promovido pela Secção de Ensino Technico e Superior da Associação Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Encadernadora, 1929, p. 14-18.

Downloads

Como Citar

ARAÚJO, J. C. S. Universidade brasileira segundo o inquérito de 1928: ensino, pesquisa e extensão. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 51, p. 373–382, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i51.8640283. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640283. Acesso em: 20 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigos