A gestão participativa do processo decisório das casas familiares rurais da região sudoeste do Paraná: estudo de caso nas CFR`s de Pato Branco e Manfrinópolis.

  • Polyane Passos Mayer Straub UTFPR
Palavras-chave: Processo decisório. Participação. Casa Familiar Rural

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo identificar como ocorre o processo decisório nas Casas Familiares Rurais dos municípios de Manfrinópolis e Pato Branco, localizadas na região sudoeste do Paraná. Para isso foram realizadas algumas pesquisas, dentre elas a bibliográfica, a documental e a exploratória. A pesquisa bibliográfica foi realizada através da leitura de livros, artigos, dissertações e teses acerca do tema gestão participativa; materiais sobre a constituição das Casas Familiares Rurais, bem como o contexto da Pedagogia da Alternância, que é fundamental para este estudo. Já a pesquisa documental verificou os documentos que regem a atuação das Casas Familiares Rurais, ou seja, o Estatuto da Associação de cada CFR; também foi pesquisado o Estatuto da Associação Regional nas Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil – ARCAFAR SUL. A pesquisa exploratória se realizou através de uma coleta de dados, a qual se deu da seguinte forma: roteiro de entrevista semiestruturado com os coordenadores das CFR`s, membros da Associação das CFR`s. Presidente, Assessora Pedagógica e Articuladora de Projetos da ARCAFAR SUL. Para o tratamento dos dados nos documentos foi verificada a existência do termo gestão participativa e a forma de constituição e do papel de cada membro da Associação das CFR`s. O estudo foi realizado em três etapas. Na primeira foi realizada a construção do cenário da pesquisa, ou seja, se contextualizou a região sudoeste do Paraná e os municípios de Manfrinópolis e Pato Branco. A segunda parte é constituída por um referencial bibliográfico sobre gestão participativa e traz ainda a constituição histórica das CFR`s, seu surgimento na França, no Brasil e na região sul do Brasil. A terceira parte contém os resultados referentes à coleta de dados realizada. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciaram a dificuldade financeira que as CFR`s enfrentam, tendo em vista que estas precisam firmar parcerias com órgãos públicos, ONGs ou empresas privadas. Estas dificuldades financeiras acabam implicando em outros fatores pedagógicos como, por exemplo, falta de estrutura adequada das CFR`s. Todavia, a pesquisa apresentou também alguns dados interessantes, tais como: melhora do desempenho e comportamento dos jovens em relação à escola tradicional frequentada anteriormente por eles. Ainda, segundo os pesquisados, a CFR ajuda a manter o jovem no campo com um Projeto Profissional de Vida, tendo em vista que é necessário sim incentivar que estes permaneçam no meio rural, mas que estes tenham condições de aumentar ainda sua renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Polyane Passos Mayer Straub, UTFPR

Bacharel em Administração pela UNIOESTE

Mestre em Desenvolvimento Regional pela UTFPR

Publicado
2013-09-20
Como Citar
Straub, P. P. M. (2013). A gestão participativa do processo decisório das casas familiares rurais da região sudoeste do Paraná: estudo de caso nas CFR`s de Pato Branco e Manfrinópolis. Revista HISTEDBR On-Line, 13(51), 390-390. https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640286
Seção
Resumo