“Civilizar o rural?”: memórias de práticas em torno da aula pública municipal no morro dos bois – Novo Hamburgo/RS (1933-1952)

  • José Edimar de Souza UNISINOS
Palavras-chave: Memória. Práticas Culturais. Ensino Rural

Resumo

Este estudo analisa narrativas de dois professores, cujas memórias ajudam a compreender como foram se processando os acontecimentos em torno das instituições escolares e das práticas culturais, nos tempos da Aula Pública do Morro dos Bois, em torno dos anos 30 e 50 do século XX. Halbwachs, Chartier e Viñao Frago, entre outros, auxiliam na articulação entre memória e contexto sócio-histórico analisado sob a ótica da História Cultural. O conjunto de indicadores empíricos evidencia um saber incorporado ao fazer docente naquela comunidade - de fato, um legado de práticas que se preservam até os dias de hoje - em especial originário da família Scherer. Ao desenvolver os procedimentos analíticos, percebem-se também limites e possibilidades no uso da memória. Entre as conclusões, ainda permanece uma questão: A escola dos “Scherer” representou uma possibilidade de civilizar os colonos? Em outras palavras, mesmo que não de modo intencional, teria sido um espaço de cultura de civilidade, forjada pelo matiz do momento histórico que vivia o país entre os anos 1930 e 1950, cuja modernização e urbanização ocupavam lugar de destaque e havia a pretensão de imprimir na sociedade uma moral cristã sob a ótica do espírito nacionalista?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Edimar de Souza, UNISINOS

Graduado em História

Especialista em Gestão da Educação

Psicopedagogo Clínico e Institucional

Mestre em Educação

Doutorando em Educação - UNISINOS

Bolsista CAPES/PROEX

Referências

ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Memórias da rural: narrativas da experiência educativa de uma escola normal rural pública (1950-1960). 2007. 272 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Vozes esquecidas em horizontes rurais: histórias de professores. 2001. 245 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2001.

ALMEIDA, Jane Soares de. Apresentação. In: SAVIANI, Dermeval et al. O legado educacional do século XX no Brasil, 2a. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006, p. 1-9.

AMADO, Janaína. O grande mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em História Oral. História, São Paulo, 14, 1995, p. 125-136.

BAIA HORTA, José Silvério. A Política Educacional no Estado Novo. In: SAVIANI, Dermeval. (Org.). Estado e políticas educacionais na história da educação brasileira. Vitória: EDUFES, 2010, p. 281-316.

BALANDIER, Georges. O contorno: poder e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

BURKE, Peter. O que é história cultural? Trad. Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2005.

CARDOSO, Tereza Fachada Levy. As Aulas Régias no Brasil. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. (Org.) História e memórias da educação no Brasil, vol. 1: século XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009, p. 179-191.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude/ trad. RAMOS, Patrícia Chittoni, Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.

CUNHA, Maria Tereza Santos. Saberes impressos escritas da civilidade e impressos educacionais. (Década de 1930 a 1960). In: YAZBECK, Carolina; ROCHA, Marlos Bessa Mendes da. (Orgs.). Cultura e História da Educação: intelectuais, legislação, cultura escolar e imprensa, Juiz de Fora: Editora UFJF, 2009, p. 233-251.

CURY, Cláudia Engler. Desafios da Pesquisa com Cultura Escolar na Documentação da Parahyba Oitocentista. In: VIDAL, Diana Gonçalves.; SCHWARTZ, Cleonara Maria. (Org.). História das Culturas Escolares no Brasil. Vitória: EDUFES, 2010, p. 37-58.

DREHER, Martin Norberto. Breve história do ensino privado gaúcho. São Leopoldo: Oikos, 2008.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Processos de escolarização no Brasil: algumas considerações e perspectivas de pesquisa. In: MENEZES, Maria Cristina (Org.). Educação, Memória, História: possibilidades, leituras. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 521-544.

FERRI, Cássia. Classes multisseriadas: que espaço escolar é esse? 1994. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, SC,1994.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: dicionário da língua portuguesa.8a. ed. Curitiba: Positivo, 2010.

FISCHER, Beatriz Terezinha Daudt. Professoras: histórias e discursos de um passado presente. Pelotas: Seiva, 2005.

GOMES, Dinóra Antonina. Rastros que não se apagam: vida – história e árvore genealógica de Adriano Antônio Gomes. [S.l: s.n., 2000].

GHIRARDELLI JUNIOR, Paulo. História da Educação. São Paulo: Cortez, 2009.

GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos. Memórias recompondo tempos e espaços da educação: Bom Jesus/RS (1913-1963). 2008. 232 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2008.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Ed. Centauro, 2006.

KREUTZ, Lúcio. Escolas comunitárias de imigrantes no Brasil: instâncias de coordenação e estruturas de apoio. Revista brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 15, 2001, p. 159-177.

LUCHESE, Terciane Ângela.; KREUTZ, Lúcio. Das Escolas de Improviso às Escolas Planejadas: Um Olhar Sobre os Espaços Escolares da Região Colonial Italiana, Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas: São Paulo, v. 12, n. 2(29), p. 45-75, maio/ago. 2012.

NOVO HAMBURGO. Decreto n. 4, de 16 de outubro de 1952. Regimenta Escolas Municipais. Novo Hamburgo-RS, 1952.

NUNES, Márcia Scherer. . Entrevista oral sobre a trajetória de vida e docente em classes multisseriadas em Lomba Grande. Novo Hamburgo, 21 de abril de 2010 e 03 de maio de 2010. Ex-professor e diretor de Escolas Municipais de Lomba Grande – Novo Hamburgo. Entrevista concedida a AUTOR.

NUNES, Zeno Cardoso; NUNES, Rui Cardoso. Dicionário de regionalismo do Rio Grande do Sul. 10. ed. Porto Alegre: Martins Fontes, 2003.

O 5 DE ABRIL. Prefeitura Municipal. Ano XVI, n. 46, 12 de fev. de 1943., p. 4.

OLIVEIRA, Leda Maria Leal de. Memórias e experiências: desafios da investigação histórica. In: FENELON, Déa Ribeiro et al. Muitas memórias, outras histórias. São Paulo: Olho D'água, p. 263- 281, 2004.

PESAVENTO, Sandra Jathay. Introdução. In: PESAVENTO, Sandra Jathay; SANTOS, Nádia Maria Weber; ROSSINI, Miriam de Souza. Narrativas, imagens e práticas sociais: percursos em história cultural. Porto Alegre, RS: Asterisco, 2008, p. 11-19.

PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n. 114, p.179-195, nov. 2001.

PLANO Curricular Global. EMEF Tiradentes (1989). Rascunho do Plano Curricular Global. Documento escrito a punho pelo professor Sérgio José Scherer. Localizado em 12 de dezembro de 2102. Arquivo Passivo da EMEF Tiradentes, 1989.

RAMALHO, Maria Nailde Martins. Na Roça, na raça...Eu me tornei professor: um estudo sobre a formação docente de professores de classes multisseriadas no Norte de Minas Gerais e Vale do Jequitinhonha. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM

EDUCAÇÃO DO CAMPO, 3., 2010, Brasília, DF. Trabalhos apresentados... Brasília: UNB, 2010. Disponível em www.encontroobservatorio.unb.br/arquivos/artigos/4.pdf. Acesso em: 12 set. 2010.

REGISTRO dos Funcionários Municipais. (Livro ponto). Livro ponto dos funcionários municipais de Novo Hamburgo (1945-1955), 256 p., 1945. Localizado no Arquivo Público Municipal de Novo Hamburgo, 1945.

RIBEIRO, Marlene. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 27-46, jan./abr. 2008

ROCHA, Silvio. (Org.). Escola cidadã em Novo Hamburgo: participação, qualidade e aprendizagem. Novo Hamburgo: Prefeitura Municipal, 2012.

SAVIANI, Dermeval. O Estado e a promiscuidade entre o público e o privado na história da educação brasileira. In: SAVIANI, Dermeval. (Org.). Estado e políticas educacionais na história da educação brasileira. Vitória: EDUFES, 2010, p. 17-44.

SCHERER, Sérgio José. Entrevista oral sobre a trajetória de vida e docente em classes multisseriadas em Lomba Grande. Novo Hamburgo, 21 de abril de 2010 e 03 de maio de 2010. Ex-professor e diretor de Escolas Municipais de Lomba Grande – Novo Hamburgo. Entrevista concedida a AUTOR.

SOUZA, José Edimar de. Memórias de professores: histórias de ensino em Novo Hamburgo/RS (1940-2009). Porto Alegre: Evangraf, 2012.

SOUZA, José Edimar de; FISCHER, Beatriz T. Daudt. Memórias do ensino em Novo Hamburgo: documentos e acervos (1940-2009). NH na Escola, Novo Hamburgo, p. 2-2, 25 out. 2012.

SOUZA, José Edimar de; GRAZZIOTIN, Luciane S. Santos. Memórias evocadas: imagens recompondo as aulas isoladas em Novo Hamburgo/RS (1913 a 1952). Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Online), v. 4, p. 652- 674, 2012.

SOUZA, Rosa Fátima de. Lições da escola primária. In: SAVIANI, Dermeval; ALMEIDA, Jane Soares de; SOUZA, Rosa Fátima de; VALDEMARIN, Vera Teresa. 2a. Ed. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Editores Associados, 2006, p. 111-161.

STEPHANOU, Maria. Nem uma coisa, nem outra ou nenhumas. Re invenções e reminiscências escolares. A modo de prefácio. In: FISCHER, Beatriz T. Daudt. Tempos de escola – Memórias (Org.) São Leopoldo: Oikos; Brasília: Liber Livro, 2011, p. 11-16.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: historia oral. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

THOMSON, Alistair. Recompondo a memória: questões sobre a relação entre a História Oral e as memórias. Projeto História, São Paulo, 15, abr. 1997, p. 51-84.

VIÑAO FRAGO, Antônio.; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução Alfredo Veiga-Neto. 2a. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. O nacional e o local: ingerência e permeabilidade na educação brasileira. Bragança Paulista: Ed. Universidade São Francisco, 2005.

Publicado
2013-08-24
Como Citar
Souza, J. E. de. (2013). “Civilizar o rural?”: memórias de práticas em torno da aula pública municipal no morro dos bois – Novo Hamburgo/RS (1933-1952). Revista HISTEDBR On-Line, 13(50), 18-30. https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640291
Seção
Artigos