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“Civilizar o rural?”: memórias de práticas em torno da aula pública municipal no morro dos bois – Novo Hamburgo/RS (1933-1952)
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Palavras-chave

Memória. Práticas Culturais. Ensino Rural

Como Citar

SOUZA, José Edimar de. “Civilizar o rural?”: memórias de práticas em torno da aula pública municipal no morro dos bois – Novo Hamburgo/RS (1933-1952). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 50, p. 18–30, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i50.8640291. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640291. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este estudo analisa narrativas de dois professores, cujas memórias ajudam a compreender como foram se processando os acontecimentos em torno das instituições escolares e das práticas culturais, nos tempos da Aula Pública do Morro dos Bois, em torno dos anos 30 e 50 do século XX. Halbwachs, Chartier e Viñao Frago, entre outros, auxiliam na articulação entre memória e contexto sócio-histórico analisado sob a ótica da História Cultural. O conjunto de indicadores empíricos evidencia um saber incorporado ao fazer docente naquela comunidade - de fato, um legado de práticas que se preservam até os dias de hoje - em especial originário da família Scherer. Ao desenvolver os procedimentos analíticos, percebem-se também limites e possibilidades no uso da memória. Entre as conclusões, ainda permanece uma questão: A escola dos “Scherer” representou uma possibilidade de civilizar os colonos? Em outras palavras, mesmo que não de modo intencional, teria sido um espaço de cultura de civilidade, forjada pelo matiz do momento histórico que vivia o país entre os anos 1930 e 1950, cuja modernização e urbanização ocupavam lugar de destaque e havia a pretensão de imprimir na sociedade uma moral cristã sob a ótica do espírito nacionalista?

https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640291
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