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A busca pelo consenso neoliberal no campo: aspectos históricos do programa Escola Ativa
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Palavras-chave

Escola Ativa. Educação do campo. Políticas públicas

Como Citar

ROSA, Júlia Mazinini; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos. A busca pelo consenso neoliberal no campo: aspectos históricos do programa Escola Ativa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 50, p. 31–47, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i50.8640292. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640292. Acesso em: 8 out. 2024.

Resumo

O Estado capitalista, em seu papel de mantenedor da hegemonia, cumpre uma tarefaeducativa, na medida em que forma massas populares para elevá-las até certo nível culturale moral visando atender às necessidades do processo produtivo - em consequência,atendendo aos interesses das classes dominantes - difundindo também a ideologianecessária para o estabelecimento de um consenso. Neste trabalho trataremos do programa Escola Ativa como instrumento utilizado por Estados periféricos no contexto do regime deacumulação flexível para a difusão da ideologia neoliberal, formação da mão de obraoperária e contenção de revoltas sociais em áreas rurais. Para isso, recorremos às suasorigens na Colômbia e a aspectos sobre sua história de desenvolvimento naquele país e noBrasil.
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640292
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