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A educação e seus condicionantes frente ao êxodo rural
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Palavras-chave

Êxodo Rural. Educação do Campo. Educação

Como Citar

SIKORA, Denise. A educação e seus condicionantes frente ao êxodo rural. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 50, p. 48–62, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i50.8640293. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640293. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

Neste trabalho desenvolveu-se uma análise sobre o êxodo rural e o papel que a educação tem para conter esse fato. Objetivou compreender a Educação do Campo e seus condicionantes, ou alterações em relação à sua função social, política e cultural. Inicialmente é analisado o êxodo rural e suas implicações na Educação do Campo no século XX. Em seguida, aborda se há entre as políticas públicas atuais para a Educação do Campo uma relação com o êxodo rural. Finalmente identifica a função social da Educação do Campo em relação ao êxodo rural. Resultante de uma pesquisa bibliográfica, a reflexão empreendida indicou que vivemos em uma sociedade do conhecimento baseada pela tecnologia que desenvolve e estimula a competição entre as pessoas. Nessa perspectiva, a educação desempenha um papel relevante na construção da sociedade embalada pela industrialização que retirou muitas pessoas do campo, no entanto, não tem por função conter o êxodo.
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640293
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