A educação escolar rural no estado de São Paulo entre 1890 e 1970: breve discussão sobre o ruralismo pedagógico

  • Jaqueline Daniela Basso UFSCar
  • Luiz Bezerra Neto UFSCar/FAPESP
Palavras-chave: Escolas rurais. Estado de São Paulo. Ruralismo Pedagógico

Resumo

Este trabalho surge a partir de uma pesquisa realizada como parte da dissertação sobre asescolas no campo e as salas multisseriadas no Estado de São Paulo, apresentada aoPrograma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos e deoutra sobre concepção de educação e ensino rural no Estado de São Paulo, com apoio daFAPESP. Pretendemos neste trabalho realizar uma discussão acerca da educação escolarrural no Estado de São Paulo entre os anos de 1890, (período em que aconteceu a primeirareforma educacional republicana neste Estado), e a década de 1970, momento em que aindustrialização desviava as atenções governamentais do meio rural para as cidades.Assim, buscaremos discutir o processo histórico de expansão da educação escolar,sobretudo no campo, bem como a influência do ruralismo pedagógico neste processo.

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Biografia do Autor

Jaqueline Daniela Basso, UFSCar

Mestre em Educação pelo Departamento de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos- UFSCar e pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo- GEPEC/UFSCar

Luiz Bezerra Neto, UFSCar/FAPESP

Professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo - GEPEC/UFSCar.

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Como Citar
Basso, J. D., & Bezerra Neto, L. (1). A educação escolar rural no estado de São Paulo entre 1890 e 1970: breve discussão sobre o ruralismo pedagógico. Revista HISTEDBR On-Line, 13(50), 63-76. https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640294
Seção
Artigos