A organização do espaço e do tempo escolar em classes multisseriadas: na contramão da legislação

Autores

  • Solange Helena Ximenes-Rocha UFOPA
  • Maria Lília Imbiriba Sousa Colares UFOPA/UNIR

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640296

Palavras-chave:

Classes multisseriadas. Escola do campo. Política educacional

Resumo

A problemática da organização do ensino nas classes multisseriadas tem sido amplamentediscutida por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, em especial por aqueles quevivenciam a realidade desta forma de organização no meio rural no norte do país. Esteartigo tem por objetivo discutir na literatura a organização do espaço e do tempo nasclasses multisseriadas, tendo como objeto de análise uma pesquisa com abordagemdescritivo-analítica de natureza qualitativa desenvolvida no Estado do Pará envolvendoquatro professoras que atuavam em classes multisseriadas. Durante a coleta de dadosrealizou-se entrevistas com as professoras e observação das aulas por um semestre letivo.Neste texto se utilizam as observações realizadas como principal fonte de dados. Notou-senas classes multisseriadas que o tempo efetivamente dedicado a cada série é infinitamentemenor que o recomendado pela legislação, embora as professoras cumpram os duzentosdias letivos preconizados pela LDBEN. Conclui-se indicando que tal problemática pareceinvisível aos gestores das políticas públicas e aos legisladores e caminha na contramão doque prevê a legislação educacional brasileira.

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Biografia do Autor

Solange Helena Ximenes-Rocha, UFOPA

FORMAZON/HISTEDBR-UFOPA

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, UFOPA/UNIR

LAPPLANE/UNICAMP. HISTEDBR-UFOPA. PPGE UNIR

Referências

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Como Citar

XIMENES-ROCHA, S. H.; COLARES, M. L. I. S. A organização do espaço e do tempo escolar em classes multisseriadas: na contramão da legislação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 50, p. 90–98, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i50.8640296. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640296. Acesso em: 27 nov. 2021.

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