Resumo
Este artigo é fruto da pesquisa realizada durante o curso de pós-graduação lato sensu emHistória da Educação Brasileira, que teve como objetivo analisar a educação escolar doMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o maior e mais importantemovimento social da América Latina, e verificar sua contribuição para a formação daconsciência crítica dos próprios educandos. No intuito de melhor compreender esseprocesso, fazemos um recuo na história para localizar luta pela terra num contexto maisamplo, a partir de 1850, quando é decretada a “Lei de Terras”, num momento em que osescravos lutavam pela sua libertação. Assim, por um lado, procuramos refletir acerca doMST, resgatar sua história e compreender a importância de seu processo de educação, tantopara o próprio movimento, como para a sociedade, na luta pela transformação social.Referências
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Cadernos de educação:
N. 2: Alfabetização: teoria e prática – nova forma de aprendizado. 1998.
N. 6: Como fazer a escola que queremos: O PLANEJAMENTO. 1995.
N. 9: Como fazemos a ESCOLA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. 1999
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