Cultura, alienação e revolução na teoria marxista

  • Julia Malanchen UNIOESTE
  • Silvia Alves dos Santos UENP
Palavras-chave: Cultura. Alienação. Revolução.

Resumo

Objetivamos neste artigo expor de forma mais detalhada a compreensão de cultura na teoria marxista e sua relação com a produção do ser social, da sociedade de classes e da alienação. Expomos a partir de autores marxistas a necessidade do acesso a cultura de forma universal, existente em nossa sociedade, para a organização de uma revolução socialista. Deste modo, defendemos neste trabalho, a existência e a necessidade de uma cultura universal para a organização de uma sociedade muito distinta desta em que vivemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Malanchen, UNIOESTE

Doutora pela Universidade Estadual Paulista – Araraquara. Professora no curso de Pedagogia - UNIOESTE– Foz do Iguaçu.

Silvia Alves dos Santos, UENP

Doutora pela Universidade Federal de São Carlos. Professora no curso de Pedagogia - UENP – campus Cornélio Procópio.

Referências

BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. O Marxismo e a questão cultural. In.: TROTSKY, Leon. Literatura e revolução. Rio de Janeiro. Ed. Zahar, 2007.

CANEN, Ana; ARBACHE, Ana Paula; FRANCO, Monique. Pesquisando Multiculturalismo e Educação: o que dizem as dissertações e teses. 23a Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação: ANPEd, Caxambu, Setembro de 2000.

DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões. Polêmicas de nosso tempo. Autores Associados, Campinas – SP, 2003

DUARTE, Newton. A contradição entre universalidade da cultura humana e o esvaziamento das relações sociais: por uma educação que supere a falsa escolha entre etnocentrismo ou relativismo cultural. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.3, p. 607-618, set./dez. 2006.

DUARTE, Newton. Pela superação do esfacelamento do currículo realizado pelas pedagogias relativistas. Julho/2008. Disponível em: www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br

DUARTE, Newton. Por uma educação que supere a falsa escolha entre etnocentrismo e relativismo cultural. In. DUARTE, Newton & FONTE, Sandra Soares. Arte, Conhecimento e paixão na formação humana. Autores Associados, Campinas, 2010.

DUARTE, Newton. Fundamentos da pedagogia histórico-crítica: a formação do ser humano na sociedade comunista como referência para a educação contemporânea In. MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (org.) Pedagogia Histórico-crítica: 30 anos. 1a ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

DUARTE, Newton; MARTINS, Lígia Márcia. As contribuições de Aleksei Nikolaevich Leontiev para o entendimento da relação entre educação e cultura em tempos de relativismo pós-moderno. In: FERRO, Olga Maria dos Reis; LOPES, Zaira de Andrade (Org.). Educação e Cultura: Lições históricas do universo pantaneiro. Campo Grande: UFMS, 2013. P.43-79.

DUARTE, Newton. A Individualidade Para Si. Contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do individuo. Edição Comemorativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

EAGLETON, Terry. Marxismo e crítica literária. SP. Ed. Unesp, 2011.

LÊNIN, V. I. Sobre a educação. Volume 1. Lisboa, Seara Nova, 1977.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes 1978.

MARKUS, Gyorgy. Teoria do Conhecimento no jovem Marx. RJ: Paz e Terra, 1974.

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MARX, Karl. & ENGELS Friedrich. A Ideologia Alemã. Boitempo Editorial, SP, 2007.

MARX, Karl. Grundrisse: Manuscritos econômicos de 1857-1858: Esboços da crítica da economia política. Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.

SAVIANI, Dermeval. Perspectiva Marxiana do Problema subjetividade - Intersubjetividade In.: DUARTE, Newton. Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

SAVIANI, Dermeval & DUARTE, Newton. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. In. DUARTE, Newton & SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Autores Associados, Campinas – SP, 2012.

SNYDERS, George. Escola, classe e luta de classes. 2a edição. Ed. Moraes, Lisboa, 1977.

TROTSKI, Leon. Cultura e socialismo. In: MIRANDA, Orlando (Org). Leon Trotski: política. São Paulo: Ática, 1981.

TROTSKY, Leon. Literatura e revolução. Rio de Janeiro. Ed. Zahar, 2007.

Como Citar
Malanchen, J., & Santos, S. A. dos. (1). Cultura, alienação e revolução na teoria marxista. Revista HISTEDBR On-Line, 14(59), 103-118. https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640350
Seção
Artigos