A prática pedagógica histórico-crítica e o ensino de educação física na educação infantil

  • Leonardo Docena Pina Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Pedagogia histórico-crítica. Educação infantil. Educação física. Prática pedagógica

Resumo

O texto discute a prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil, mais especificamente, no que se refere ao ensino de educação física. Além de defender o ato de ensinar como eixo nuclear do trabalho pedagógico na educação infantil, o texto apresenta uma experiência pedagógica que abordou a dimensão histórica que reveste o correr, saltar, lançar e arremessar. As reflexões apresentadas contribuem para reafirmar a viabilidade da pedagogia histórico-crítica para o ensino de educação física na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Docena Pina, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e professor de educação física da rede pública municipal de ensino de Juiz de Fora/MG.

Referências

ARCE, A. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e o espontaneísmo: (re)colocando o ensino como eixo norteador do trabalho pedagógico com crianças de 4 a 6 anos. In: ARCE, A; MARTINS, L. M. (org.). Quem tem medo de ensinar na Educação Infantil? Em defesa do ato de ensinar. 2.ed. Campinas: Alínea, 2010.

ARCE, A. Pedagogia da infância ou Fetichismo da infância?. In: DUARTE, N. (Org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2004.

ARCE, A; MARTINS, L. M (org.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil? Em defesa do ato de ensinar. 2. Ed. São Paulo: Editora Alínea, 2010.

ARCE, A; SILVA, D. A. M; VAROTTO, M. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea, 2011.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

DUARTE, N. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 2.ed. Campinas: Autores Associados, 1999.

DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas: Autores Associados, 2003.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a prender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 4. Ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

DUARTE, N; EIDT, N. Contribuições da teoria da atividade para o debate sobre a natureza da atividade de ensino escolar. Psicologia da Educação, v. 24, p. 51-72, 2007.

ENGELS, F. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. In: ANTUNES, R (Org.). A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão popular, 2004.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 3. Ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

HOMEM PRÉ-HISTÓRICO: VIVENDO ENTRE AS FERAS. Direção: Pierre de Lespiniois. EUA: Discovery Channel, 2002.

LEONTIEV, A. N. Desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, L. S; LURIA, A. R; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12. Ed. São Paulo: Ícone, 2012.

MARSIGLIA, A. C. G. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e no ensino fundamental. Campinas: Autores Associados, 2011.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Tese (Livre Docência em Psicologia da Educação). Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.

MARTINS, L. M. Pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural. In: MARSIGLIA, A. C. G (org). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas: Autores associados, 2011.

MARX, K. Processo de trabalho e processo de valorização. In: ANTUNES, R. (org.). A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão popular, 2004.

PASQUALINI, J. C. A educação escolar da criança pequena na perspectiva histórico-cultural e histórico-crítica. IN: MARSIGLIA, A. C. G (org). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas: Autores associados, 2011.

PASQUALINI, J. C. O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin. In: DUARTE, N; MARTINS, L. M (orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

ROSSLER, J. H. Sedução e alienação no discurso construtivista. Campinas: Autores Associados, 2006.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 38. Ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. Ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

SAVIANI, D. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. In: Revista Brasileira de Educação, v.12, n.34, p. 152-165, 2007.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo III. Madri: Visor, 1995.

Como Citar
Pina, L. D. (1). A prática pedagógica histórico-crítica e o ensino de educação física na educação infantil. Revista HISTEDBR On-Line, 14(59), 129-151. https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640352
Seção
Artigos