A pedagogia vai ao porão: notas críticas sobre as assim chamadas “pedagogia empresarial” e “pedagogia empreendedora”

Autores

  • Alessandro de Melo Universidade Federal do Paraná
  • Luciani Wolf Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640356

Palavras-chave:

Pedagogia Empresarial. Pedagogia Empreendedora. Educação e Trabalho. Curso de Pedagogia

Resumo

O artigo reporta-se a um exame crítico das chamadas “Pedagogia empresarial” e da “Pedagogia empreendedora”, representantes de uma teoria educativa conservadora, privatista e adaptacionista, mas que vem ganhando destaque nos currículos dos cursos de Pedagogia ou mestrado em Educação, bem como nas ofertas, públicas e privadas, de cursos de Especialização. O argumento apresentado pelos autores destas correntes aparece como receitas práticas para a solução de problemas, seja para a carreira do profissional da Pedagogia, seja para os indivíduos isoladamente. Ambas possuem em comum a defesa, direta ou indireta, do ideário neoliberal de responsabilização individual pelas questões sociais, e o faz seguindo a receita do senso comum, sem, portanto, uma discussão teórica e consistente da realidade social ou do mundo do trabalho. São enfatizadas as ideias centrais das pedagogias empresarial e empreendedora, a partir da análise de livros e artigos de autores que defendem essas ideias e, assim, busca-se trazer à tona as contradições inerentes às mesmas no confronto com a realidade social, com a qual deve se haver as teorias críticas em educação, visando a transformação social e, ao mesmo tempo, uma formação emancipatória.

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Biografia do Autor

Alessandro de Melo, Universidade Federal do Paraná

Professor Orientador. Dr. em Educação. PPGE/UFPR.

Luciani Wolf, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Linha de pesquisa: Trabalho, Tecnologia e Educação.

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Como Citar

MELO, A. de; WOLF, L. A pedagogia vai ao porão: notas críticas sobre as assim chamadas “pedagogia empresarial” e “pedagogia empreendedora”. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 59, p. 191–203, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i59.8640356. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640356. Acesso em: 17 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos