Formação política de educadores: presença de Lênin e Gramsci nos cadernos utilizados na escola de formação da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

  • Denila Coelho
  • André Paulo Castanha
Palavras-chave: Escola de Formação Política. APP-Sindicato. Educação em Lênin e Gramsci. Educação e Transformação

Resumo

Este artigo é resultado dos estudos e pesquisas que estamos realizando sobre a Escola de Formação Política, da APP-Sindicato dos trabalhadores em Educação Pública do Paraná, entre 2007-2012. O estudo parte da análise dos cadernos utilizados para a formação dos professores procurando identificar as bases teóricas dessa formação. Assim, o objetivo é perceber como os escritos de Lênin e Gramsci foram explorados no material preparado para o estudo dos educadores. Para, além disso, também procuramos explicitar as principais ideias educativas dos dois autores sobre educação e formação política dos educadores, a partir da análise de seus escritos. Ao analisar o conteúdo dos cadernos, ainda que de forma inicial, podemos constatar o peso das obras de Lênin e Gramsci na construção dos textos utilizados para a formação política da APP-sindicato. Todavia, chamamos a atenção para a necessidade de o material explorar mais os textos dos próprios autores, ao invés de utilizar-se de intérpretes.

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Como Citar
Coelho, D., & Castanha, A. P. (1). Formação política de educadores: presença de Lênin e Gramsci nos cadernos utilizados na escola de formação da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná. Revista HISTEDBR On-Line, 14(59), 204-217. https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640357
Seção
Artigos