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Formação política de educadores: presença de Lênin e Gramsci nos cadernos utilizados na escola de formação da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná
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Palavras-chave

Escola de Formação Política. APP-Sindicato. Educação em Lênin e Gramsci. Educação e Transformação

Como Citar

COELHO, Denila; CASTANHA, André Paulo. Formação política de educadores: presença de Lênin e Gramsci nos cadernos utilizados na escola de formação da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 59, p. 204–217, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i59.8640357. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640357. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é resultado dos estudos e pesquisas que estamos realizando sobre a Escola de Formação Política, da APP-Sindicato dos trabalhadores em Educação Pública do Paraná, entre 2007-2012. O estudo parte da análise dos cadernos utilizados para a formação dos professores procurando identificar as bases teóricas dessa formação. Assim, o objetivo é perceber como os escritos de Lênin e Gramsci foram explorados no material preparado para o estudo dos educadores. Para, além disso, também procuramos explicitar as principais ideias educativas dos dois autores sobre educação e formação política dos educadores, a partir da análise de seus escritos. Ao analisar o conteúdo dos cadernos, ainda que de forma inicial, podemos constatar o peso das obras de Lênin e Gramsci na construção dos textos utilizados para a formação política da APP-sindicato. Todavia, chamamos a atenção para a necessidade de o material explorar mais os textos dos próprios autores, ao invés de utilizar-se de intérpretes.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640357
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