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Anotações à questão: a educação escolar é a forma principal e dominante de educação?
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Palavras-chave

Educação escolar. Formação. Instrução

Como Citar

DALAROSA, Adair Ângelo; ZANELLA, José Luiz. Anotações à questão: a educação escolar é a forma principal e dominante de educação?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 59, p. 240–250, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i59.8640360. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640360. Acesso em: 8 out. 2024.

Resumo

O objetivo do texto é problematizar a questão, se a educação escolar é ou não a forma principal de educação. Apresenta a crítica de Freitas e Caldart sobre a forma escolar burguesa em que a instrução está subsumida a formação para, em seguida, apresentar a contribuição de Saviani, na qual, a educação escolar é a forma principal e dominante de educação. Ao final, com base em Gramsci, argumenta-se que a educação escolar, mesmo nas contradições da sociedade brasileira atual, é a forma principal de educação. A educação escolar é a forma principal de educação porque, na medida que, viabiliza o ensino do conteúdo concreto, a partir da historicização desse conteúdo, possibilita a formação. 
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640360
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