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A categoria gênero no GT história da educação da ANPED: um exercício de crítica marxista
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Palavras-chave

Relações de gênero. Historiografia. Materialismo histórico

Como Citar

MARIANO, André Luiz Sena; SILVA, Romeu Adriano da. A categoria gênero no GT história da educação da ANPED: um exercício de crítica marxista. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 59, p. 272–284, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i59.8640362. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640362. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O presente artigo busca problematizar a forma como a categoria gênero tem sido empregada na história da educação. Para tanto, foram levantados os trabalhos apresentados no GT História da Educação da ANPEd, que focalizavam as discussões sobre as relações de gênero. Em incursão nos dados, verificou-se a prevalência de um hiato entre os estudiosos da história e os da história da educação; além disso, constatou-se que os estudos, em sua grande maioria, fundamentam-se em paradigmas da nova história cultural, privilegiando a análise de aspectos pontuais em detrimento de explicações mais gerais. Este texto problematiza esse uso, advogando a importância e necessidade de que as explicações do fenômeno educacional em perspectiva histórica estejam balizadas na ciência da história e permitam, a partir disso, análises que levem em conta o fato dessas relações pertencerem a uma totalidade. Portanto, advoga o termo relações sociais de gênero, pois entende que, para além de disputa acerca do melhor termo a ser empregado, o que se propõe é que essas relações sejam vistas como históricas e sociais e, mormente, inserida nos modos de produção.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640362
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