Classe, cultura e experiência na obra de E. P. Thompson: contribuições para a pesquisa em educação

Autores

  • Lia Tiriba Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Célia Regina Vendramini Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640461

Palavras-chave:

E.P.Thompson. Classes sociais. Consciência de classe. Experiência. Cultura

Resumo

Visando contribuir com as pesquisas em educação, o objetivo desse artigo é reunir elementos teórico-metodológicos presentes na obra do historiador marxista inglês Edward P. Thompson. Nos marcos do materialismo histórico, aborda-se, especificamente, as análises do autor acerca da classe e consciência de classe, da experiência histórica e da cultura como questões fundamentais para apreensão da totalidade social. As classes sociais, a luta de classes e a consciência são compreendidas de forma articulada, como fenômeno histórico e como formação econômica, política e cultural. Ressalta-se o grande valor que o autor atribui aos estudos empíricos e que a análise da experiência, gerada na vida material, contribui para o entendimento das diversas formas de organização da vida social e do sentido histórico das atuais experiências coletivas de trabalhadores, suas raízes históricas e suas possibilidades, considerando no movimento real da sociedade, a dialética passado, presente e futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Tiriba, Universidade Federal Fluminense - UFF

Programa de Pós-Graduação em Educação

Célia Regina Vendramini, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Educação

Referências

DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Atualidade pedagógica, 1979.

GIARRACCA, Norma; MASSUH, Gabriela. El trabajo por venir. Autogestión y emancipación social. Buenos Aires: Antropofagia, 2008.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 5. ed. São Paulo: Loyola, 1992.

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

MARX, Karl. Cartas (Marx a Pavel V. Annenkov). In: MARX, K; ENGELS, F. Obras escolhidas. Moscovo: Edições Progresso; Lisboa: Edições “Avante!”, 1982. Tomo 1.

MARX, Karl. Para a crítica da economia política. In: Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

MATTOS, Marcelo Badaró. E. P. Thompson no Brasil. Outubro, São Paulo, n. 14, 2010.

RUGIU, A. Nostalgia do mestre artesão. Campinas (SP): Autores Associados, 1998.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 18. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.

SUCHODOLSKI, Bogdan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas. São Paulo: Centauro, 2002.

THOMPSON, Edward P. A miséria da teoria: ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

THOMPSON, Edward P. Tradición, revuelta y consciência de clase. Barcelona: Editorial Grijalbo, 1984.

THOMPSON, Edward P. A formação da classe operária inglesa. Trad. de Denise Bottmann. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 3 v.

THOMPSON, Edward P. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Organizadores: Antonio Luigi Negro e Sergio Silva. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2001.

THOMPSON, Edward P. Costumes em comum. Estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia da Letras, 2002.

THOMPSON, Edward P. Os românticos. A Inglaterra na era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

THOMPSON, Edward P. Senhores e caçadores. A origem da Lei Negra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

TIRIBA, Lia. Economia popular e cultura do trabalho. Pedagogia(s) da produção associada. Ijuí: Inijuí, 2001.

VENDRAMINI, Célia Regina. A relação entre trabalho, cooperação e educação nas pesquisas sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Perspectiva. Florianópolis: UFSC, v.26, n.1, p. 119-147, jan./jun. 2008.

WILLIANS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

WILLIANS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.

WOOD, Ellen M. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. Trad. de Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2003.

Downloads

Publicado

2014-06-28

Como Citar

TIRIBA, L.; VENDRAMINI, C. R. Classe, cultura e experiência na obra de E. P. Thompson: contribuições para a pesquisa em educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 55, p. 54–72, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i55.8640461. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640461. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos