Cultura, educação, dominação: Gramsci, Thompson, Williams

Autores

  • Angela Maria Souza Martins UNIRIO
  • Lúcia Maria Wanderley Neves UFPE

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640462

Palavras-chave:

Cultura. Educação. Dominação. Materialismo histórico. Gramsci, Thompson e Williams

Resumo

Este artigo analisa alguns elementos teóricos do materialismo histórico que fundamentaram a apreensão da dialeticidade entre singularidade e coletividade e entre ser e consciência na análise das práticas culturais contemporâneas, segundo a ótica de Antonio Gramsci, E. P. Thompson e Raymond Williams. Primeiro apresenta-se de modo sucinto as contribuições desses autores quanto à natureza da cultura e da educação. Depois são destacados elementos teóricos do materialismo histórico que contribuíram para superar a visão elitista de cultura, com a intenção de explicitar a natureza da relação entre cultura, educação e dominação, quais sejam: a relação entre e estrutura e superestrutura, objetividade e subjetividade; o conceito de classe social como processo e como relação; e o conceito de hegemonia como estratégia para dominação de classe no capitalismo do século XX.  Destaca-se também alguns pontos que contribuem para a discussão sobre o conteúdo e a forma da educação política e escolar no Brasil contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria Souza Martins, UNIRIO

Professora Associada 4 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Lúcia Maria Wanderley Neves, UFPE

Professora aposentada da UFPE, pesquisador visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF

Referências

CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

GRAMSCI, Antonio. Escritos políticos. Vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v.1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000a.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000b.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 5. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

MARTINS, Ângela Maria Souza; NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Materialismo histórico, cultura e educação: Gramsci, Thompson, Williams. Revista HISTEDBR (on line). Aprovado para publicação em 2013.

MATTOS, Marcelo Badaró. E.P. Thompson e a tradição de crítica ativa do materialismo histórico. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley. A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

GRAMSCI, Antonio. A formação da classe operária inglesa. v. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GRAMSCI, Antonio. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas, São Paulo: Editora Unicamp, 2001.

GRAMSCI, Antonio. Os românticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

GRAMSCI, Antonio. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e Sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

Downloads

Publicado

2014-06-28

Como Citar

MARTINS, A. M. S.; NEVES, L. M. W. Cultura, educação, dominação: Gramsci, Thompson, Williams. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 55, p. 73–93, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i55.8640462. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640462. Acesso em: 17 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos