Resumo
Este artigo analisa alguns elementos teóricos do materialismo histórico que fundamentaram a apreensão da dialeticidade entre singularidade e coletividade e entre ser e consciência na análise das práticas culturais contemporâneas, segundo a ótica de Antonio Gramsci, E. P. Thompson e Raymond Williams. Primeiro apresenta-se de modo sucinto as contribuições desses autores quanto à natureza da cultura e da educação. Depois são destacados elementos teóricos do materialismo histórico que contribuíram para superar a visão elitista de cultura, com a intenção de explicitar a natureza da relação entre cultura, educação e dominação, quais sejam: a relação entre e estrutura e superestrutura, objetividade e subjetividade; o conceito de classe social como processo e como relação; e o conceito de hegemonia como estratégia para dominação de classe no capitalismo do século XX. Destaca-se também alguns pontos que contribuem para a discussão sobre o conteúdo e a forma da educação política e escolar no Brasil contemporâneo.
Referências
CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GRAMSCI, Antonio. Escritos políticos. Vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v.1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000a.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000b.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 5. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
MARTINS, Ângela Maria Souza; NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Materialismo histórico, cultura e educação: Gramsci, Thompson, Williams. Revista HISTEDBR (on line). Aprovado para publicação em 2013.
MATTOS, Marcelo Badaró. E.P. Thompson e a tradição de crítica ativa do materialismo histórico. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
GRAMSCI, Antonio. A formação da classe operária inglesa. v. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GRAMSCI, Antonio. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas, São Paulo: Editora Unicamp, 2001.
GRAMSCI, Antonio. Os românticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
GRAMSCI, Antonio. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e Sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.